MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

'Não vou desistir da vida', diz garoto com doença letal, em Ariquemes, RO


Lucas, de 15 anos, tem distrofia muscular e sabe da gravidade da doença.
Mal afeta um em cada 3,5 mil meninos, segundo médico.

Eliete Marques Do G1 RO

Lucas foi diagnosticado com distrofia muscular há dois anos (Foto: Eliete Marques/G1)Lucas foi diagnosticado com distrofia muscular há dois anos (Foto: Eliete Marques/G1)
"Sei que com o passar do tempo vou ser totalmente dependente, mas não vou fraquejar, não vou desistir da vida", afirma o estudante Lucas Anacleto Emerick Gomes, de 15 anos, que sofre de distrofia muscular de Duchenne. A doença de Lucas não tem cura e leva à morte até a terceira década de vida. Apesar do diagnóstico, o jovem vive seus dias sem reclamar da vida, em Ariquemes (RO).
Lucas é o segundo filho da dona de casa Lucimar da Silva Anacleto, de 38 anos, e do plainista Antonio Emerick Gomes, de 53 anos. O casal tem mais uma filha de 20 anos, que não desenvolveu a doença. Lucimar conta que aos sete anos, Lucas começou a cair muito e tinha dificuldade em levantar. Os pais então levaram o filho a vários médicos, mas a doença só foi diagnosticada aos 13 anos, no Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH) da Universidade de São Paulo (USP).
"Foi descoberto que eu tenho a doença e passei para ele. A doença é hereditária, mas se manifesta principalmente nos meninos. No entanto, os médicos recomendaram que eu e minha filha façamos exames regulares", explica Lucimar.
Lucas e a mãe, Lucimar, e o pai, Antônio (Foto: Eliete Marques/G1)Lucas e a mãe, Lucimar, e o pai, Antônio (Foto: Eliete Marques/G1)
A distrofia muscular de Duchenne é caracterizada pelo progressivo enfraquecimento dos músculos, que afeta a mobilidade. Aos 13 anos Lucas começou a usar cadeira de rodas. "Num dia na escola ele parou de andar. Fui buscá-lo na escola e saí com ele no colo. Fiquei muito triste", lembra Lucimar.
Após comprometer os músculos das pernas, a doença já começa a atingir os movimentos dos membros superiores, mas isso não impede Lucas de realizar suas atividades. Dificilmente Lucas deixa de ir à escola.  "Estar entre as pessoas é um dos melhores momentos da minha vida e na escola eu me sinto muito bem”. Na rotina de Lucas há sessões de fisioterapia, consultas médicas e seis doses diárias de remédios.
'Ligado' na internet, o jovem é consciente da gravidade da doença, mas surpreende a família, ao não demonstrar tristeza. "Nunca o vi reclamando da vida. Ele é um menino feliz, estuda e se diverte com os amigos", comenta Lucimar.
Lucas se informa sobre a doença na internet (Foto: Eliete Marques/G1)Lucas se informa sobre a doença na internet
(Foto: Eliete Marques/G1)
Sobre o futuro, o estudante expõe suas previsões.  "Eu sei que a doença vai acabar comigo, mas vou enfrentar os sintomas e lutar até o fim. Não tenho medo de morrer", enfatiza.
Em contrapartida, Lucas também revela objetivos sem aparentar abatimentos. "Quero aprender inglês e fazer o curso de técnico de informática. Quero trabalhar e estudar. Quero fazer o máximo que puder nesta vida".
O pai Antonio diz que através da força de vontade o filho ensina as pessoas. "Ele é um exemplo de vida, de coragem. Enquanto reclamos de um monte de coisas, ele simplesmente vive os seus dias, aproveitando a vida, sem reclamar de nada", salienta.
A doença
O médico neurologista Walter Virhuez Padilha explica que a distrofia de Duchenne é uma doença que afeta um em cada 3,5 mil meninos e que o quadro clinico costuma ser de piora progressiva. "A doença provoca a morte até os 30 anos, geralmente por complicações respiratórias, visto que a distrofia afeta o diafragma, músculo responsável pelos movimentos respiratórios dos pulmões”.
Padilha diz que os pacientes podem ter os sintomas da doença minimizados, associando o uso de remédios, com consultas periódicas ao neurologista, cardiologista, e sessões de fisioterapia. "Infelizmente ainda não há cura para esta doença, mas os pacientes podem ter uma melhor qualidade de vida, com cuidados médicos e apoio da família e amigos, para ter uma vida feliz", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário