MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Nascimento de bezerros gêmeos surpreende em Patos de Minas, MG


Caso é considerado raro e só ocorre a cada 100 mil partos, diz veterinário.
Bezerros univitelinos são da raça nelore.

Do G1 Triângulo Mineiro

Nascimento de gêmeos é considerado raridade para especialistas (Foto: Reprodução/TV Integração)Nascimento de gêmeos é considerado raridade
para especialistas (Foto: Reprodução/TV Integração)
Em uma fazenda em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, os criadores de gado nelore foram surpreendidos com o nascimento bezerros gêmeos, do mesmo sexo. Um caso considerado raro, segundo um veterinário.
Na fazenda Alto Ribeirão da Mata a principal atividade, segundo o pecuarista José Tarcisio Donizetti, é a reprodução para a venda de tourinhos da raça nelore, puro de origem. "Eu crio gado há 23 anos e procurei dentro do nelore puro de origem as melhores genéticas. Então faço tourinhos por inseminação artificial e transferência de embriões. Esses tourinhos são fornecidos para criadores da região para usar nas vacas para ter o gado de corte", explicou o pecuarista.
No rebanho do criador, 110 vacas servem de mães de aluguel e outras 12 vacas, nelores, são doadoras de material genético para a fertilização com semêm da mesma raça. Há pouco mais de uma semana José teve uma surpresa agradável. Uma vaca, avaliada em mais de R$ 100 mil, pariu gêmeos e do mesmo sexo. Um caso raro que, segundo veterinários, só ocorre a cada 100 mil partos. "Como foram oriundos de inseminação artificial, a dose que vem do sêmem é baixa. Então normalmente é a dose calculada para fazer a fertilização de apenas um óvulo. Foi o que provavelmente aconteceu e esse óvulo se dividiu e vieram dois bezerros univitelinos", explicou o veterinário Kleiber Ronan Rodrigues.
Na hora de falar sobre o retorno do investimento, o criador foi só sorrisos. "Tem que esperar por um tempo e esperar o animal desenvolver, mas é um valor bastante razoável", finalizou José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário