MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de dezembro de 2012

Natal do Recife conta com decoração e programação especiais


Árvore de Natal e pontes iluminadas são convite à contemplação.
Pastoris, bois, reisados e autos natalinos estão na programação.

Do G1 PE
O Natal no Recife vai contar com uma programação variada. Além da decoração especial, com a árvore no Cais da Alfândega e as pontes iluminadas, os recifenses vão poder curtir as tradicionais apresentações do ciclo natalino, vivenciando a cultura popular do estado. São Pastoris, bois, reisados e autos de Natal que irão animar o Bairro do Recife (Cais da Alfândega e Marco Zero), Pátio de São Pedro (bairro de São José), Sítio Trindade (Casa Amarela) e Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Nascedouro de Peixinhos, Ibura, Morro da Conceição e Brasília Teimosa. Corais, orquestras e espetáculos infantis também integram a programação gratuita.
Árvore de Natal pode ser vista no Cais da Alfândega (Foto: Priscila Miranda/G1)Árvore de Natal pode ser vista no Cais da Alfândega (Foto: Priscila Miranda/G1)
Na quinta-feira (20), será realizado um cortejo natalino, com a participação de pastoris e bandinhas. A concentração acontece a partir das 17h na Igreja da Boa Vista, na Rua da Imperatriz. O cortejo seguirá até o Pátio de São Pedro.
A Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, conta esse ano com apresentações de espetáculos populares. Nos dias 21 e 22, a partir das 19h, o público vai poder conferir “Brincadeiras de Natal”, um espetáculo com cores, música, personagens e danças do Reisado Boa Vista, Fandango do Pontal Barra das Alagoas, Guerreiro do Sol Nascente, Pastoril Estrela Brilhante e Boi Estrela. O cantor Geraldo Maia também participa da apresentação.
Uma tradicional apresentação do Natal no Bairro do Recife, o “Baile do Menino Deus”, será encenada nos dias 23, 24 e 25, sempre às 20h, no Marco Zero. De forma lúdica, o auto conta a história religiosa, encantando pessoas de todas as idades. O espetáculo tem concepção e direção geral de Ronaldo Correia de Brito e música de Antônio Madureira. O texto e as letras são uma parceria de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima.
Outro destaque na programação natalina da capital pernambucana é o Balé Quebra Nozes, no Parque Dona Lindu, no dia 23, às 20h. O espetáculo, que une música erudita e balé, conta a história de uma menina chamada Clara que ganha como presente de Natal do seu padrinho, um boneco em forma de "Quebra-Nozes". A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e pelo Ballet Cidade do Recife apresentam o espetáculo com a participação de 30 bailarinos.
No dia 6 de janeiro acontece, às 18h, a tradicional Queima da Lapinha, que encerra oficialmente o ciclo natalino. O evento acontecerá em dois lugares ao mesmo tempo: no Sítio Trindade, em Casa Amarela, e no Pátio de São Pedro, no centro do Recife. Após se encerrarem os cortejos com as apresentações dos pastoris na Queima da Lapinha, no Sítio da Trindade a festa começa com o bloco lírico Cordas e Retalhos, Orquestra de Frevo Vereda Tropical e Grupo de Dança Raízes. Já no Pátio de São Pedro, a Orquestra de Frevo Veneno anima o público da última noite de comemoração natalina.
Decoração
A iluminação natalina do Recife foi criada pela arquiteta especialista Jamile Tormann. Com lâmpadas de LED e materiais recicláveis, a decoração toma conta das ruas do Recife. Os enfeites foram instalados nas avenidas Agamenon Magalhães, Rio Branco, Marquês de Olinda, Rua do Bom Jesus, Praça do Arsenal, Sítio da Trindade, pontes Giratória, Maurício de Nassau e Buarque de Macedo. Já a árvore de Natal, com 25 metros de altura, fica no Cais da Alfândega, às margens do Rio Capibaribe. Ela foi feita em estrutura metálica, com revestimento feito com plástico PET e iluminação com projetor de vapor metálico de 400W amarelo e sobreposição em fita de LED.
Ponte do Recife receberam iluminação especial (Foto: Priscila Miranda/G1)Ponte do Recife receberam iluminação especial (Foto: Priscila Miranda/G1)
Os recifenses também podem apreciar a decoração do Recife em um passeio pelos principais pontas na Natalioca, um veículo decorado especialmente para a data comemorativa. O passeio é gratuito e acontece de sexta a domingo a partir das 18h30. O ponto de partida da Natalioca é na árvore de Natal, em frente ao Paço Alfândega

Nenhum comentário:

Postar um comentário