MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de dezembro de 2012

No sábado de Carnatal, foliões se divertem no ritmo do axé baiano


Chiclete, Ivete, Ricardo Chaves, Tuca e Psirico animaram micareta.
O sábado é o dia mais animado do carnaval fora de época de Natal.

Ricardo Araújo Do G1 RN

Corredor da Folia lotou nas passagens dos blocos do Carnatal (Foto: Ricardo Araújo/G1 RN)Corredor da Folia lotou nas passagens dos blocos do Carnatal (Foto: Ricardo Araújo/G1 RN)
Há 21 anos, o sábado do Carnatal é a noite mais animada e disputada da micareta. Segundo dados oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, até 250 mil pessoas circularam pelo entorno da Arena das Dunas, na zona Sul de Natal, nesta que foi a terceira noite do carnaval fora de época da capital potiguar. Nas noites passadas, a média de público foi de 200 mil pessoas, conforme órgãos de segurança pública. O sábado foi no ritmo do axé, com apresentações apenas de bandas baianas.
O primeiro bloco a entrar no corredor da folia neste sábado (8) foi o Nana Banana, puxado pelo Chiclete com Banana. Assim como nas duas noites anteriores, ocorreram alguns problemas antes do horário marcado para o início da festa – 18h -, o que acabou atrasando a entrada dos trios.
Bloco Nana mostrou animação ao som de Chiclete com Banana (Foto: Ricardo Araújo/G1 RN)Bloco Nana mostrou animação ao som de Chiclete
com Banana (Foto: Ricardo Araújo/G1 RN)
O Corpo de Bombeiros chegou a interditar, por cerca de 30 minutos, todos os camarotes oficiais, que se estende por um trecho de 300 metros. Após identificarem um 'gato de energia elétrica' em um dos camarotes, uma alteração nos fios de condução de energia precisou ser feita para que nenhum incidente ocorresse ao longo da noite. O cantor Bell Marques, líder do Chiclete com Banana, criticou o atraso. Entretanto, a animação dos foliões do bloco contagiou arquibancadas e camarotes. Passava das 18h30 quando o Nana Banana ganhou o corredor da folia ao som dos antigos sucessos do Chiclete.
Ivete Sangalo puxou o bloco Cerveja & Coco neste sábado de Carnatal (Foto: Tiago Menezes/G1RN)Ivete Sangalo puxou o bloco Cerveja & Coco neste
sábado de Carnatal (Foto: Tiago Menezes/G1RN)
A segunda a entrar na avenida, mais de uma hora depois da passagem do Nana Banana, a cantora Ivete Sangalo foi ovacionada pelos foliões do Bloco Cerveja e Cia. De vestido preto com detalhes brancos acima do joelho, a cantora deixou à mostra suas pernas torneadas e algumas fitas atléticas do tornozelo ao joelho esquerdo. Além das fitas, Ivete Sangalo calçava uma tornozeleira e chegou a reclamar de dores no pé esquerdo. A animação da atração mais esperada da noite levantou o público não só dos camarotes e do bloco, mas a também a pipoca, que são as pessoas que ficam fora das cordas de isolamento dos blocos. Com humor apurado, ela fez piada e disse que estava se achando 'muito gostosa' e embalou os foliões ao som de hits antigos e da sua música mais nova, 'Dançando'.
Em seguida foi a vez de Ricardo Chaves e os foliões devotos do Bloco Bicho ganharem a avenida. Há 20 anos puxando o 'Bicho', o cantor Ricardo Chaves disse que o 'Bicho Papão não era uma bloco e sim um estado de espírito'. Cantando músicas que fizeram a história do bloco ao longo das últimas duas décadas, o cantor empolgou seus seguidores e o público que lotava os camarotes. Alguns foliões levaram uma bandeira feita com os abadás e antigas mortalhas de todos os anos do Bicho. No entorno do corredor da folia, a pipoca também fazia a sua festa.
Bloco Balada foi puxado por Tuca Fernandes neste sábado de Carnatal (Foto: Ricardo Araújo/G1 RN)Bloco Balada foi puxado por Tuca Fernandes neste
sábado de Carnatal (Foto: Ricardo Araújo/G1 RN)
Por volta das 21h20, Tuca Fernandes levou mais de duas mil pessoas para uma 'Balada' no corredor da folia. O ex-vocalista da Banda Jammil e Uma Noites já participou de outras edições do Carnatal, mas não deixou de ressaltar a emoção de estar em Natal mais uma vez. “É sempre bom vir a Natal, viver este momento único que é o Carnatal”, destacou.
Após a passagem de Tuca Fernandes, a swingueira do vocalista do Psirico, Márcio Victor, empolgou os sócios do Bloco Swingaê. A energia do cantor baiano empolgou também os foliões que estavam nos camarotes oficiais e no camarote temático que se estendia por todo o corredor da folia. Ao longo do trecho do corredor, que tem aproximadamente 300 metros, Márcio Victor desceu do trio e cantou ao lado dos fãs, no chão. Os seguranças do bloco tiveram trabalho dobrado para conter a euforia das fãs do baiano.
Para este domingo (9), que será o último dia da micareta, três blocos passarão pelo corredor da folia. A festa começará às 18h e deverá terminar à meia-noite, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a produtora do evento e o Ministério Público Estadual (MEP). Veja abaixo a sequência e horários dos blocos para este domingo.
18h – Cerveja e Coco puxado pela Banda Asa de Águia
18h30 – Swingaê puxado pela banda potiguar Grafith
19h – Bicho puxado pelo cantor baiano Ricardo Chaves que, costumeiramente, encerra oficialmente o Carnatal.
Campanha Fique Sabendo
Em três noites de Carnatal, a Campanha Fique Sabendo, da Coordenadoria Estadual de DST/Aids realizou aproximadamente 500 testes de HIV, Sífilis e Hepatites. De acordo com a coordenadora da Campanha, Sônia Cristina Lins, uma pessoa foi diagnosticada com o vírus HIV até este sábado (8). Em 2011, dos quase mil testes realizados, três pessoas foram diagnosticadas como portadoras do vírus. Questionada sobre a realização dos exames de testagem do HIV e DSTs em eventos como o Carnatal, Sônia Cristina explicou que, devido ao grande número de pessoas, a realização dos testes serve para diagnosticar possíveis portadores e conscientizar o público sobre a importância da prevenção e uso de preservativos.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) montou uma estrutura especial para a realização dos exames com técnicos de enfermagem, bioquímicos, psicólogos e médicos de plantão. O objetivo é que 1,5 mil testagens sejam realizadas até o final do Carnatal, neste domingo (9). “Não há risco nenhum. Os testes são feitos com muita segurança e quem for diagnosticado com o vírus HIV, Sífilis ou algum tipo de Hepatite, será encaminhado ao tratamento adequado na rede pública de Saúde”, destacou Sônia Cristina. Além dos exames, funcionários e voluntários da Sesap distribuem preservativos e material didático sobre como se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário