MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Pais viajantes indicam dez praias do Brasil ideais para levar crianças


Veja opções com águas calmas e boa infraestrutura em oito estados.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Férias no mar e na areia fazem a felicidade de qualquer criança, mas algumas praias têm características que contribuem para o sossego e a alegria também dos pais. Águas calmas, pouca aglomeração, opções de passeios e um mínimo de infraestrutura garantem a diversão das crianças e a tranquilidade dos adultos.
Filhos de Patrícia Paupp, blogueira de viagem (Foto: Arquivo pessoal)Os filhos de Patrícia Paupp, blogueira de viagem, em praia de Santa Catarina  (Foto: Arquivo pessoal)
O G1 pediu a quatro pais de crianças pequenas a indicação de dez praias na costa brasileira boas para ir em família. Todos eles viajam frequentemente com os filhos, e criaram blogs para contar suas aventuras e dar dicas a outros viajantes.

Uma dessas blogueiras, Patrícia Papp, é também autora do livro “Como Viajar com seus Filhos sem Enlouquecer”. Para ela, o fundamental ao viajar com os filhos é se informar sobre o que o lugar oferece. “Você tem que saber a estrutura do lugar para onde está indo. Não tem banheira? Dá para levar uma inflável. O lugar tem muito mosquito? Pede para o pediatra indicar remédios para prevenir e tratar picadas. Não tem problema ir para um lugar mais rústico, só não dá para cair em roubada.”

Claudia Beatriz, blogueira de viagem, com a família (Foto: Arquivo pessoal)Claudia Beatriz com a família em uma das viagens
(Foto: Arquivo pessoal)
Claudia Beatriz,
Consultora em uma organização internacional, Cláudia tem 39 anos e mora em Washington, nos EUA, com o marido e os filhos Dylan, de quatro anos, e Nicollas, de 19. Eles viajam juntos pelo menos a cada dois meses. Sempre que vão ao Brasil, as praias são um dos programas obrigatórios da família.
1) Praia do Espelho (Porto Seguro, BA)
“As águas são calmas e cristalinas e na maré baixa viram mesmo um ‘espelho’ (daí o seu nome). A estrutura do local é excelente, porque tem restaurantes e pousadas à beira mar, com espreguiçadeiras e coqueiros. Quando as crianças se cansarem de ficar na água ou se o sol estiver muito forte, a brincadeira pode continuar embaixo dos coqueiros. Dá para se hospedar na própria praia ou em Trancoso, que fica perto.”
Praia da Ferradurinha, em Búzios (Foto: Sérgio Quissak)Praia da Ferradurinha (Foto: Sérgio Quissak)
2) Praia da Ferradurinha (Búzios, RJ)
“É a minha preferida. Para chegar lá é preciso andar um pouco por uma trilha no canto de Geribá, mas vale a pena porque a praia é uma ‘piscininha’, excelente para as crianças brincarem na areia e na água. Aconselho levar água e comida porque nem sempre o que os ambulantes e as barracas vendem por lá agradam aos pequenos.”


Patrícia Papp
A publicitária de 37 anos mora em Curitiba e passou a viajar cada vez mais depois que nasceram os filhos Pedro, hoje com 9 anos, e Luiza, de 4 anos. Ela gosta de ir com eles a lugares diferentes, e já os levou até à Tailândia.
Patrícia Papp com a família (Foto: Arquivo pessoal)Patrícia com a família em Barra de São Miguel, uma de suas praias favoritas (Foto: Arquivo pessoal)
3) Barra de São Miguel (AL)
“Acho o litoral de Alagoas o melhor do Brasil. Barra de São Miguel não é tão conhecida como outras praias que existem por lá, mas vale a pena ir porque ela tem todas as belezas que as outras têm, com a vantagem de ser mais calma. Tem menos barracas e menos gente, a areia é branca, o mar é azul e cheio de corais. Dá para fazer passeios a praias vizinhas, como a do Gunga. E tem umas falésias bem pertinho, para as quais dá para ir de quadriciclo. Também dá para ir de barco até os corais, vendo os peixinhos. As crianças amaram”.
Famílias aproveitaram o mar na praia dos Ingleses (Foto: Thomas Braga/RBS TV)Florianópolis (Foto: Thomas Braga/RBS TV)
4) Florianópolis (SC)
“Gosto de lá porque tem muitos estilos de praia na mesma ilha. A do Campeche, que é mais rústica, é uma das minhas preferidas para ir com as crianças. As águas não são muito calmas, mas já vimos até baleia na beira da praia, o que é muito pouco usual. Dá para escorregar nas dunas e passear pelas outras praias. Se chover, é uma cidade com estrutura, com shopping, por exemplo.”


Ana Amaral,
Ana, de 31 anos, leva o filho Enzo, de 7 anos, em suas viagens econômicas estilo “mochilão”. A família adora lugares com muitos atrativos naturais e, como mora em Natal (RN), vai à praia com frequência, no fim de semana ou em viagens mais longas.
Golfinhos na praia do Madeiro, no RN (Foto: Arquivo pessoal)Golfinhos na praia do Madeiro, no RN
(Foto: Arquivo pessoal)
5) Praia do Madeiro (RN)
“O ponto alto são os golfinhos, que fazem uma visita diária à praia e, logo cedo, para delírio das crianças. A praia fica a cerca de duas horas da capital e por isso não fica muito lotada. Cercada de falésias e da Mata Atlântica, tem um visual quase selvagem e parece cenário de filme de ilha deserta, mas oferece segurança e conforto para as famílias, porque tem excelente infraestrutura. Barracas oferecem sombra, comida, água fresca e ducha o dia todo. O mar é calmo e morno.”
Praia da Conceição, na Bahia (Foto: Arquivo pessoal)Praia da Conceição (Foto: Arquivo pessoal)
6) Praia da Conceição
(Ilha de Itaparica, BA)

“A Ilha de Itaparica tem diversas praias, mas eu gosto particularmente da Praia da Conceição porque ela tem um visual encantador e é frequentada por muitas famílias com crianças. É praticamente uma piscina natural, sem nenhuma onda, com águas mornas e transparentes. O acesso é feito por lanchas ou ‘ferryboats’, mas o trajeto não é cansativo para os pequenos. As barracas da praia têm banheiros, chuveiros, restaurantes e toda a infraestrutura necessária. Quem quiser mais tranquilidade pode se hospedar na própria ilha. Assim não será preciso voltar para Salvador no mesmo dia.”


Fernanda Avila, blogueira de viagens (Foto: Arquivo pessoal e Divulgação)Fernanda com Olívia; abaixo, praia de Bombinhas
(Foto: Arquivo pessoal e Divulgação)
Fernanda Ávila
Fernanda, de 37 anos, mora em Curitiba e trabalha em uma editora de livros de viagem e é mãe de Marina, de 9 anos, e Olívia, de 3. Ela costuma ir à praia com a família todo verão – fora as escapadas curtinhas, de fim de semana.

7) Bombinhas (SC)
"É perfeita para as crianças menores. Tem programas ótimos para fazer com os filhos, como mergulho e passeio em uma escuna pirata. Também há várias praias ali perto, dá para ir a uma diferente a cada dia. O mar é azul e calmo e a cidadezinha é bem estruturada. Tem hotéis ótimos e dá para encontrar farmácia 24 horas e hospital, por exemplo, em caso de necessidade."

8) Ilha do Mel (PR)
"Essa é um programa um pouco mais alternativo, ideal para pais aventureiros e com filhos maiorzinhos. Dá para fazer vários passeios e, como tudo é perto, as crianças aguentam a caminhada tranquilamente. Opções legais de visitar são um forte antigo e um farol, que as crianças curtem muito. O acesso é de barca a partir das praias de Pontal ou Paranaguá. As pousadas são mais simples, mas há algumas com parquinho e boa estrutura para crianças."

Vitória, filha do blogueiro de viagens Márcio Nel Cimatti (Foto: Arquivo pessoal)Vitória, filha de Márcio Nel Cimatti, na Barra do Sahy
(Foto: Márcio Nel Cimatti/ajanelalaranja.com)
Marcio Nel Cimatti
O fotógrafo é pai de Vitória, de 4 anos, e de Giovana, de apenas 6 meses, e mora em São Paulo. Viaja com as filhas pelo menos uma vez por mês e adora levá-las à praia.
9) Barra do Sahy (São Sebastião, SP)
“Para quem mora em São Paulo é uma ótima alternativa porque é perto e dá para ir de carro, sem necessidade de pegar avião ou transfers. A praia é uma delícia, com mar calmo, água de temperatura ideal, areia gostosa, sombra de árvores... É pequena, o que é bacana, mas ao mesmo tempo não tem muita aglomeração, e por isso é ideal para as crianças andarem e brincarem à vontade.”
Praia dos Carneiros - Tamandaré - Pernambuco (Foto: Fabíola Blah/G1)Praia dos Carneiros (Foto: Fabíola Blah/G1)
10) Praia dos Carneiros (Tamandaré, PE)
“É uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro. Tem 5 quilômetros de areia branca e fina, do jeito que gostamos de ver nas fotos. Além disso, a água é quente e a cor é linda. Para quem tiver criança pequena e procurar um programa mais sossegado, minha dica é ir com um 'transfer' privado, que tenha ar condicionado. Também é bom chegar cedo para aproveitar a maré baixa e ver os peixinhos coloridos nos corais. Tem também ouriços e siris.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário