MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Parque do Turvo é refúgio de aves e animais raros em Derrubadas, RS


Município comporta a maior área preservada de Mata Atlântica no estado.
Parque e cachoeiras do Salto do Yucumã estão abertos aos visitantes.

Luciane Kohlmann Da RBS TV

Salto do Yocumã, no município de Derrubadas, na fronteira entre o Brasil e a Argentina (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)Salto do Ycumã, na fronteira entre o Brasil e a Argentina (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)
Considerada pela Constituição Federal como Patrimônio Nacional, a Mata Atlântica é hoje uma das florestas mais devastadas do país por conta do crescimento das cidades. No Rio Grande do Sul, restam apenas 7% da vegetação original. No Noroeste do estado, Derrubadas é o município gaúcho com maior área preservada, com quase metade de seu território ocupado pelo bioma. É lá que está localizado o Parque do Turvo.
O parque abriga a maior área de floresta do RS, mas nem sempre foi assim. Na década de 1930, quando os primeiros colonizadores alemães chegaram à região, se depararam com uma grande área devastada – daí o nome Derrubadas. “Essa mata cobria praticamente todo o Noroeste do estado, mas foi sendo destruída. Primeiro com a exploração de madeira, depois com a abertura das fronteiras agrícolas, o cultivo da soja e do trigo”, diz o técnico ambiental Telmo Lopes.
São quase 18 mil hectares de parque, onde habitam mais de 280 espécies de aves, como o frango d’água e o guaxe. A região é também o último refúgio da anta e da onça-pintada em terras gaúchas. Mas para ver o felino, só com muita sorte. Aldir Nunes é guarda do parque há 32 anos e já avistou o bicho. “Ela estava deitada no meio da estrada, dormindo. O carro vinha devagar e daí ela levantou e lentamente saiu”, recorda ele, cuja missão é proteger o santuário. “Faço a patrulha, a limpeza e acompanho os visitantes".
No Parque do Turvo há uma estrada de terra de 14 quilômetros que corta a floresta e a travessia pode ser feita de carro. Ao final, é preciso seguir alguns metros a pé e encarar um trajeto de pedras, que é, na verdade, o leito do Rio Uruguai exposto quando o nível da água está baixo. Logo depois, chega-se ao Salto do Yucumã, uma fenda de 120 metros de profundidade que fica na fronteira do Brasil com a Argentina e comporta quase dois quilômetros de cachoeiras.
Parque do Turvo, em Derrubadas (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)Parque do Turvo, em Derrubadas
(Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)
O passeio de barco pelo Salto parte do lado argentino, na província de Missiones. A Mata Atlântica, que cerca as quedas d’água, vai além dos limites do parque e na Zona Rural de Derrubadas, lavouras dividem espaço com a vegetação natural. “Há várias paisagens e cachoeiras bonitas dentro do município. Estamos fazendo um roteiro para elas serem exploradas pelo visitante em um roteiro de aventura”, explica a agente de turismo local Caciane Scapini.
Na área de colônia, há relíquias do início do século. Em uma propriedade, foi encontrado um moinho movido a água ainda em funcionamento. A máquina é usada para moer milho e trigo. Além disso, a cidade conta com dois balneários com infraestrutura para receber os turistas. Há restaurantes, piscinas, áreas de lazer, hospedagem e açudes para a prática da pesca. O parque abre de quarta à domingo, das 8h às 16h, com ingressos que vão de R$ 7, 27 (para motos) a R$ 159,30 (caminhões e ônibus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário