MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Passageiros buscam passatempos para longas viagens nos rios do AM


Viagens fluviais no Amazonas podem durar até três dias e três noites.
Jogar baralho e ouvir música estão entre as estratégias para driblar o tédio.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Baralho já virou companheiro de Artur durante as viagens (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Baralho já virou companheiro de Artur durante as viagens (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
Viajar é um costume que muitos gostam de cultivar. No Amazonas, o principal meio de transporte para os municípios do Estado são as embarcações e, dependendo do destino, o passageiro pode enfrentar até três dias e três noites avistando as águas dos rios da Região Amazônica. O percurso longo exige que o viajante seja criativo e eleja 'artifícios' para matar o tédio enquanto chega em terra firme. Ler livros, conhecer novos amigos, palavras cruzadas, ouvir músicas e até mesmo jogos de baralhos são alternativas para os viajantes.
Acostumado ao vai e vem das viagens entre Manaus e o município de Anori, com distância estimada em 195km, o pintor André Alves, de 34 anos, encontra nos jogos de tabuleiro o principal passatempo para a rota. "A paisagem é muito bonita, mas chega um momento em que a gente simplesmente se cansa. É quando entra em cena os joguinhos que a gente sempre traz. O baralho é uma forma de diversão que encontramos até mesmo para bater papo e sair do silêncio da viagem", disse Artur, afirmando ter realizado mais de cem viagens pelos rios da Amazônia.
Artur já realizou mais de 100 viagens fluviais (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Artur já realizou mais de 100 viagens fluviais (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)




O vendedor Cirineu Oliveira, de 51 anos, trabalha com o transporte de cargas entre os municípios amazonenses. O ofício já o fez ter feito mais de 300 viagens pelas águas da Região Norte. Segundo ele, o enjoo é a primeira coisa que se perde depois de algumas viagens feitas.
Muitos passageiros aproveitam para descansar enquanto viajam (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Muitos passageiros aproveitam para descansar enquanto viajam (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
"Viajo direto e é maravilhoso. Gosto muito de escutar música e apreciar esse quadro vivo dado por Deus que é a paisagem amazônica. É muito difícil ter enjoo e a música serve para dar uma relaxada e fazer a viagem passar mais depressa", afirmou o vendedor.

Já a estudante Karina Lima, de 20 anos, é natural de Anori e visita a capital amazonense uma vez por ano. A viagem mais longa da jovem foi para a cidade de Lábrea, 702 km de Manaus. O celular e a rede para dormir são os principais companheiros nestas jornadas.

"Viajei também para Anamã e Codajás também. Em geral, é bastante tempo que a gente fica sem fazer nada, durante as viagens, e fico ouvindo música, vendo mensagens no celular. Em uma das viagens, conheci uma pessoa que se tornou meu grande amigo. Tenho contato até hoje com ele e isso foi há oito anos", recordou Karina.
Viagens fluviais podem durar até três dias e três noites (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Viagens fluviais podem durar até três dias e três noites (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário