MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Pensionista deve passar Réveillon em hospital por falta de sangue


Desde a sexta (28) ele aguarda transfusão de sangue do tipo O Negativo.
Hemoal está com carência no estoque e só funciona na quarta-feira (2).

Carolina Sanches Do G1 AL

Hemoal só volta a funcionar na quarta-feira (2) (Foto: Glória Maria/G1)Hemoal só volta a funcionar na quarta-feira (2)
(Foto: Glória Maria/G1)
O pensionista Ronaldo Pantaleão Silva está internado no Hospital Sanatório, em Maceió, desde a última sexta-feira (28). Ele poderia ter deixado o local no mesmo dia se tivesse recebido uma transfusão de sangue. Mas a carência de estoque do seu tipo sanguíneo (O Negativo) pode fazer com que ele passe a virada do ano em um quarto de hospital.

A reportagem do G1 conversou com ele, mas a direção do hospital não autorizou a entrada da equipe para fazer fotos.
Silva contou que faz hemodiálise há algum tempo e passou por uma cirurgia há duas semanas. Devido a perda de sangue, teve que ser internado. “A equipe do hospital diz que está tentando providenciar o sangue, mas que o meu tipo está em falta. Enquanto isso, estou buscando doadores, fazendo apelo a amigos e familiares”, disse.
E a carência de sangue do tipo negativo foi confirmada pela direção do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que está fechado desde domingo (30) e só reabre na próxima quarta-feira (2).
Segundo a diretora do órgão, a médica Verônica Guedes, a carência no estoque acontece pelo grande consumo de sangue em razão da violência e dos acidentes registrados no período de final de ano.  “Por conta da folga prolongada de Natal e Ano Novo, muita gente deixa de ir doar e agrava ainda mais a falta de sangue”, explica.
Sobre o fechamento da unidade neste feriadão, a diretora disse que isso acontece porque neste período não é registrado um número considerável de doadores. “Pela experiência dos anos anteriores, as doações são poucas e em muitos dos casos há a inaptidão por causa da ingestão de álcool. Está funcionando apenas uma equipe de distruição do sangue que temos no estoque”.
A assistente social do Hemoal, Nadja Braga, informou que a campanha natalina conseguiu mais de mil doações. “O estoque é considerado razoável exceto para o tipo negativo. Vamos manter o apelo para que as pessoas façam doações depois do Réveillon porque a carência deve ficar maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário