MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de dezembro de 2012

Período natalino dobra visitantes em tradicional feira ao ar livre em Manaus


Associação estima que 7 mil pessoas visitem local em dezembro.
Fotógrafo alemão vende obras na Feira da Avenida Eduardo Ribeiro.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Feira da Eduardo Ribeiro funciona aos domingos (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Feira da Eduardo Ribeiro funciona aos domingos (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
O período natalino mais do que dobra o movimento na tradicional feira de domingo que invade a Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus. Segundo estimativas o presidente da Associação da Feira de Artesanato e Produtos do Amazonas (Afapa), Wigson Azevedo, sete mil pessoas visitam o local no mês de dezembro, superando a média de três mil presentes nos outros meses do anos. Desde roupas íntimas ao artesanato regional, mais de 280 feirantes se reúnem no local há doze anos, proporcionando lazer e um centro de compras diversificado para os visitantes.

Os feirantes se dividem em cores que identificam os segmentos de alimentação; cama, mesa e banho; confecções; artes plásticas; decoração para casa; artigos infantis; artesanato indígena; livros; bijuterias e moda praia.
Angélica aproveitou este domingo (9) para comprar artesanato (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Angélica aproveitou este domingo (9) para comprar
artesanato (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
A variedade, no entanto, não dispersa o visitante local ou o turista estrangeiro que acaba encontrando o que procura. A pesquisadora Angélica Resende, de 24 anos, trouxe amigos turistas, na manhã deste domingo (9), para conhecer a feira e a parada no setor dos artesões foi obrigatória.

"Gosto de vir tomar café e trazer amigos. Acho um local bastante atrativo sem contar que é ponto certo para adquirir artesanatos".

"A feira é maravilhosa", disse a advogada aposentada Nazaré Bezerra que reside em um condomínio situado na Avenida Eduardo Ribeiro. "Moro há 30 anos aqui perto e sempre levo artesanatos para amigos que moram na Europa. Os nossos produtos não ficam atrás de nenhum lugar do mundo: são de ótima qualidade".

E quando o turista gosta tanto de Manaus que resolve visitar constantemente a região e ainda passa a oferecer artigos na feira? Foi o que aconteceu com o alemão Günter Engel. Apaixonado por fotografia, o aposentado, natural da cidade de Hannover, no norte da Alemanha, visitou o Amazonas pela primeira vez em 1972 e, desde então, faz a ponte aérea Manaus-Europa.

"Sempre gostei muito da rica natureza que há aqui", afirmou Günter que passou a fazer expedições fotográficas no interior amazonense e pode ser encontrado na feira, por temporadas, oferecendo CDs com mais de mil fotos. "São de minha autoria e também tenho fotos impressas. Quem mais se interessa são os brasileiros que vem à trabalho do sul do país e querem levar lembrança pra casa, já que não conseguem tirar muitas fotos do Estado".
Alemão Günter Engel passa temporadas no Amazonas (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Alemão Günter Engel passa temporadas no Amazonas (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
O público aumenta na temporada de dezembro a março, quando muitos consumidores vão às compras para as festas de fim de ano e fazem um 'pit stop' para comer e apreciar a diversidade de produtos disponíveis. "Varia muito, mas tem domingo que atendo quase 50 visitantes", avalia a comerciante Isamara Freire, que trabalha com a venda de artesanato há oito anos.
A variedade inclui produtos específicos para animais de estimação. A empresária Sayonara Braga está à frente de um pet shop, localizado na Zona Centro-Sul da capital. Há três semanas, ela montou uma barraca na feira com casinhas e vestuário para cães e gatos. Mesmo com o pouco tempo, a comerciante já decidiu que vai continuar com a nova sede de produtos. "Hoje em dia, é muito difícil encontrar uma família brasileira que não goste de animais", afirmou Sayonara.
Feira da Avenida Eduardo Ribeiro chama a atenção pela diversidade (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Feira da Avenida Eduardo Ribeiro chama a atenção pela diversidade (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
Segundo o presidente da Associação da Feira de Artesanato e Produtos do Amazonas (Afapa), Wigson Azevedo, há propostas para que a feira não seja apenas realizada aos domingos. "Estamos nos mobilizando com alguns vereadores para que a feira funciona também durante os feriados", disse Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário