MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pesquisadores desenvolvem nova linhagem de soja em Minas Gerais


Grão está sendo cultivado em campos experimentais de Uberaba, MG.
Avaliação será feita em cinco pequenas lavouras.

VC
Do Globo Rural
Pesquisadores estão na fase final do desenvolvimento de uma nova linhagem de soja. O grão, que tem a cor preta, está sendo cultivado em campos experimentais de Uberaba, no Triângulo Mineiro.
O plantio será o último momento antes de a soja preta entrar para o mercado. “No ano passado a gente tinha 25 materiais. Esse ano, temos só dois. Então, a gente já está afunilando, já está no finalzinho para decidir qual das duas ou se as duas vão ser a nova cultivar”, diz a agrônoma Ana Cristina Juhász.
A avaliação será feita em cinco pequenas lavouras monitoradas durante os próximos meses. “Quando se tiver no pleno fornecimento, daqui 40 ou 45 dias, a gente já vai estar vendo que a planta desenvolveu. Então, já vai dar para ter uma esperança do potencial produtivo desses materiais”, diz o técnico agrícola Flávio Amaral.
A diferença visual é mínima entre as sementes que disputam o teste final no campo. As duas linhagens foram desenvolvidas no laboratório da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Os estudos foram feitos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Triângulo.
O método utilizado foi o melhoramento genético tradicional. Os pesquisadores cruzaram variedades para obter as melhores características de cada variedade. A intenção era que o novo grão herdasse características importantes dos pais, como o tamanho e a resistência às doenças. Além disso, a soja preta possui um antioxidante natural. A estimativa é de que a soja preta esteja disponível para o plantio comercial em quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário