MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

População sofre com falta de médico nas unidades do SUS, em Goiânia


Com dengue pela terceira vez, jovem esperou atendimento com dores.
Secretaria de Saúde está tentando contratar médicos para suprir vagas.

Do G1 GO, com informação da TV Anhanguera

Paciente com dengue sofre fortes dores aguardando atendimento (Foto: Reprodução TV Anhanguera)Paciente com dengue sofre fortes dores aguardando atendimento (Foto: Reprodução TV Anhanguera)
A constante falta de médico está causando transtornos nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em Goiânia. Nos Centros de Atendimento Integrado à Saúde (Cais) e Centro Integrado de Assistência Municipal à Saúde (Ciams), usuários reclamam diariamente do atendimento. “Estou com muitas dores abdominais, mais não consigo atendimento. Pela terceira vez estou com dengue”, declarou Lorena de Souza Oliveira, que esperou por consulta no Cais do Setor Campinas.
No domingo (16), o funcionário da unidade afirmou que apenas um médico estava atendendo. Com isso, quem buscava atendimento desde o meio da semana teve que esperar novamente. “Eu vim aqui na sexta-feira para tentar uma consulta e não consegui. Voltei hoje para tentar novamente”, declarou a empregada doméstica Ivanir Santos de Souza.
Procurando atendimento médico para o pai, a dona de casa Ana Flávia Hertel lamenta a falta de infraestrutura do sistema público de saúde. “Em todos os lugares que nós vamos eles ficam mandando meu pai de um local para o outro. Já fomos no Cais dos setores Campinas, Novo Horizonte, Novo Jardim e agora estamos tentando atendimento no Bairro Goiá”, revelou. Mesmo com uma fratura no ombro, o gesseiro Élcio Lucio da Silva não conseguiu ser atendido no mesmo local. “O jeito é voltar para casa sem ser atendido”, lamenta.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está faltando profissionais porque alguns contratos já venceram. Porém, o coordenador de avaliação de urgência da SMS, Alano de Carvalho, afirmou que está realizando medidas provisórias para melhorar o atendimento médico na capital.
“Estamos chamando os concursados para tentar resolver esse problema desde o começo do ano. Além disso, estamos tentando contratar mais médico para suprir as vagas, porém, aguardamos que os profissionais também busquem ser contratados na rede pública de saúde. Estamos fazendo os maiores esforços possíveis para disponibilizar o atendimento médico normalmente nesse período das festas de final de ano”, declarou o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário