MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 8 de dezembro de 2012

Produtores de RO se organizam em cooperativas para aumentar renda


Cacoal possui 2 mil produtores rurais que fazem parte de 42 associações.
Duas associações se organizaram e se transformaram em cooperativas.

Magda Oliveira Do G1 RO

Cooperleite tem 43 sócios (Foto: Magda Oliveira/G1)Cooperleite possui 43 sócios cadastrados
(Foto: Magda Oliveira/G1)
Cerca de 2 mil produtores em Cacoal (RO) fazem parte das 42 associações rurais existentes no município. Com o objetivo de melhorar a renda, duas associações se organizaram e se transformaram em cooperativas. Segundo os produtores, com a mudança de associações para cooperativas, aumentam os lucros com a venda dos produtos.
A Cooperativa de Pasteurização de Leite (Cooperleite) é a primeira mini usina de pasteurização de leite inaugurada em Cacoal. A indústria pertence à Cooperativa dos Agricultores Agropecuários de Cacoal (Cooproac) e conta com 43 sócios cadastrados.
Wilson de Souza Teixeira, representante da Cooperleite, explica que todo o estoque é comercializado para os governos municipal, estadual e federal, para a merenda escolar. Wilson conta que após a associação ter se organizado em cooperativa os lucros aumentaram, todos os 43 sócios recebem de forma igualitária.
“Por enquanto entregamos leite apenas para a merenda escolar, porém a partir desse mês [dezembro] também vamos entregar para supermercados e frigoríficos do município”, acrescentou Wilson.
De acordo com Sebastião Marcelo de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Reforma Agrária de Cacoal, as associações não podem comercializar seus produtos, diferente das cooperativas.
Outra indústria instalada no município há cinco anos é a Cooperativa de Agricultores e Produtores Familiares de Cacoal (Coopercacoal) que trabalha com café, que é vendido para os supermercados locais, e o peixe, que está em fase de legalização. A cooperativa conta com 100 sócios.
“Após a conscientização dos sócios de saírem da situação de associação e passar para cooperados nossa renda aumentou, pois nos reunimos em grupos para comercializar nosso produto”, explicou o secretário da Coopercacoal, Daniel Ribeiro de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário