MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Produtores rurais protestam contra saída de área indígena em MT


Área fica nos municípios de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, em MT.
Prazo para a saída voluntária termina nesta quinta-feira (06).

Do Globo Rural

Uma comissão formada por senadores e representantes do governo de Mato Grosso está tentando negociar com a presidente Dilma Rousseff a revisão do decreto que determina a retirada das famílias que vivem em uma área considerada indígena nos municípios de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, no norte do estado. O prazo para a saída voluntária termina nesta quinta-feira (06). O clima é tenso na região.
A BR-158 foi bloqueada pelos produtores rurais no povoado de Poço da Mata. No mesmo local, a rodovia MT-242, que dá acesso aos municípios de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia também foi fechada. Caminhoneiros aguardam a liberação das rodovias, mas não há prazo determinado para que isso aconteça.
O protesto é organizado pelos produtores rurais notificados a deixar a área que foi considerada pela Justiça como terra indígena dos xavantes. O clima é de expectativa entre os produtores.
Nesta quinta-feira (06) vence o prazo para que as primeiras famílias notificadas deixem a área de forma voluntária. Os produtores rurais acreditam que ainda tem tempo de mudar a decisão judicial que determinou o despejo das famílias.
Centenas de famílias do povoado de Poço da Mata aguardam o resultado das negociações políticas em Brasília e também o julgamento de um recurso que está nas mãos do ministro Joaquim Barbosa, presidente Supremo Tribunal Federal. Esse recurso pede a suspensão da ordem de despejo.
O INCRA informou que os produtores que se enquadrarem no perfil da reforma agrária serão assentados em três áreas na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário