MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

'Pudim de fogo', sauna e cerveja são tradições do Natal pelo mundo


Conheça algumas formas curiosas de celebrar as festas em cinco países.
Na Islândia, crianças são presenteadas por 13 'papais noéis'.

Do G1, em São Paulo

Um pudim que pega fogo, uma cerveja preparada só nesta época do ano, presentes dados por 13 "papais noéis". Em outros países, o Natal tem tradições bem diferentes das brasileiras. Conheça algumas delas a seguir.
A cerveja natalina da Dinamarca
Lançamento da cerveja de Natal na Dinamarca (Foto: Divulgação/Carlsberg)Festa de lançamento de uma das cervejas natalinas na Dinamarca (Foto: Divulgação/Carlsberg)
Todo fim de ano são lançadas na Dinamarca cervejas especiais vendidas apenas na época do Natal. A tradição começou há muitos séculos, quando os moradores do campo adquiriram o costume de produzir uma cerveja mais saborosa para combinar com o banquete servido na ceia.
Hoje, cada fábrica produz a sua cerveja sazonal. Normalmente elas têm forte teor alcoólico, cor escura e sabor intenso, e são servidas principalmente com arroz-doce. O dia de lançamento dessas cervejas é um acontecimento no país. Conhecido como o "J-day", ocorre na primeira sexta-feira de novembro, exatamente às 20h59 – quando pubs e bares promovem eventos especiais.
Outra tradição dinamarquesa é “esconder” uma amêndoa inteira dentro de uma sobremesa típica feita à base de arroz doce. A pessoa que encontrar a amêndoa durante o jantar ganha um pequeno prêmio.

Yule Lads, criaturas natalinas da Islândia (Foto: Divulgação/Visit Iceland)Yule Lads, criaturas natalinas da Islândia
(Foto: Divulgação/Visit Iceland)
Os 13 papais noéis da Islândia
Os islandeses têm não um, mas 13 papais noéis. Na verdade, eles são, segundo a lenda, descendentes de “trolls” que vivem nas montanhas e presenteiam as crianças antes do Natal. A partir do dia 12, a cada dia um deles deixa um pequeno presente no sapato que elas colocam na janela de seus quartos.
Outra lenda da Islândia, que remonta ao século 19, é sobre o Gato de Natal, uma criatura monstruosa que pode comer quem não usar uma nova peça de roupa na noite do dia 24. Histórias similares são contadas nos países bálticos com um touro, e na Noruega com uma cabra.

Pudim de natal do Reino Unido (Foto: Divulgação/Visit Britain)Pudim de natal (Foto: Divulgação/Visit Britain)
O pudim que pega fogo no Reino Unido
O Reino Unido tem várias tradições açucaradas relacionadas ao Natal. Uma delas é o “Christmas pudding”, ou “pudim de Natal”, feito com frutas secas e servido depois da ceia em um ritual. Com as luzes apagadas, joga-se brandy quente em cima da sobremesa, acende-se um fósforo e ela é flambada.
Outro doce característico desta época do ano é a “mince pie”, minitortinhas de massa podre recheada com frutas vermelhas embebidas em uma calda doce. Elas são servidas com uma manteiga adocicada e aromatizada com brandy.

O diabo de Natal da Áustria
Homem fantasiado de Krampus, diabo natalino típico da Áustria (Foto: Dominic Ebenbichler/Reuters)Homem fantasiado na noite do Krampus na Áustria (Foto: Dominic Ebenbichler/Reuters)
Na Áustria, Papai Noel vem acompanhado de um ente maligno: o Krampus. Segundo a tradição, enquanto Papai Noel dá presentes para as crianças boas, o diabo natalino é o responsável por punir aquelas que se comportaram mal ao longo do ano.

Todo 6 de dezembro, dia de São Nicolau (que foi quem inspirou a lenda do papai noel), é celebrada a noite do Krampus na Áustria, em algumas partes da Alemanha e no norte da Itália. Pessoas mascaradas vestidas de demônios e bruxas e segurando tochas saem pelas ruas assustando adultos e crianças.
A sauna de Natal na Finlândia
Sauna na Finlândia (Foto: Divulgação/ Visit Finland)Homem e criança tomam banho de sauna na Finlândia (Foto: Divulgação/ Visit Finland)
Logo antes da ceia do dia 24, os finlandeses tradicionalmente aproveitam para fazer uma de suas atividades preferidas: fazer sauna. Segundo o folclore local, espíritos dos ancestrais mortos vêm tomar banho na “sauna de Natal” antes do pôr do sol. Popular o ano todo, a sauna é considerada um símbolo de pureza no país.
Também é tradição nesta época do ano tomar um vinho quente com especiarias, bebida típica das festas natalinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário