MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Remoção de óleo de córrego deve ser concluída nesta semana na capital


Cerca de 70% do mineral derramado no bairro da Tapera já foi removido.
Previsão é de que os 12 mil litros de óleo sejam retirados até sexta (28).

Janara Nicoletti Do G1 SC

Até esta quarta-feira (26) já foram removidos 36 mil litros de líquido, sendo 8 mil de óleo (Foto: Celesc/Divulgação)Até esta quarta-feira (26) já foram removidos 36 mil
litros de líquido, sendo 8 mil de óleo
(Foto: Celesc/Divulgação)
Deve terminar nesta sexta-feira (28) a remoção do óleo que vazou de uma subestação desativada da Celesc, no bairro Tapera, em Florianópolis. Os trabalhos estão sendo realizados por uma empresa de Itajaí. Até esta quarta (26) já haviam sido removidos cerca de 8 mil litros de óleo, cerca de 70% da quantidade total que vazou: 12 mil. No total, foram retirados 36 mil litros de água e óleo.
Desde a última sexta-feira (21), técnicos trabalham na remoção do material. Boias flutuantes e espumas absorventes ajudam a conter o óleo e represá-lo em um ponto do córrego, de onde é feita a sucção do material com o auxílio de uma bomba.
O líquido é armazenado em recipientes especiais. Assim que todo o material for removido, os reservatórios serão encaminhados para um local especializado em fazer a separação da água e do mineral, que será encaminhado para destinação adequada.
Esta é a primeira etapa dos trabalhos, segundo o diretor de distribuição da Celesc Cleverson Siewert. A próxima consiste no monitoramento da região atingida pelo vazamento. "Nós vamos fazer o monitoramento da área para ver se houve algum impacto no mangue e nas proximidades", explica. Para Siewert, a maior preocupação no momento é reduzir os possíveis impactos gerados pelo derramamento do mineral. Depois, a empresa verificará a pertinência de contra-notificar os órgãos competentes e até mesmo contestar a multa recebida.
Em 21 de dezembro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou a Celesc em R$ 50 mil ao dia. Segundo coordenador estadual de fiscalização do Ibama Alessandro Queiroz, a multa vigorará até a resolução total do problema. Equipes da Celesc, Universidade Federal de Santa Catarina e Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) estão fazendo análises de materiais coletados na região afetada para avaliar os possíveis danos causados ao meio ambiente.
Cerca de 12 mil litros de óleo vazaram de dois transformadores da Celesc (Foto: Celesc/Divulgação)Cerca de 12 mil litros de óleo vazaram de dois
transformadores da Celesc (Foto: Celesc/Divulgação)
O problema começou há cerca de cinco semanas, depois que vândalos tentaram furtar equipamentos da subestação e retiraram uma peça que lacrava dois transformadores. O caso só foi notificado no dia 19 de dezembro. De acordo com Siewert, a pessoa responsável pelo patrimônio da Celesc registrou um boletim de ocorrência esta semana, para investigar os responsáveis pelo vazamento.
No lugar há uma subestação de treinamento desativada da Celesc, usada apenas para fins didáticos. Também está em processo de cessão para a UFSC, por isso, segundo a Siewert, não havia monitoramento do local. "Nossa preocupação agora é mitigar os danos, depois verificaremos a questão da responsabilidade pelo espaço", finaliza o diretor de transmissão da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário