MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Saiba como aproveitar o verão de Sergipe sem danos à pele


Metrologia prevê escassez de chuva durante o período.
Conheça os mitos e verdades na hora de tomar sol.

Do G1 SE

Exatamente às 9h e 11min entramos oficialmente na estação mais quente do ano. Esperado por muitos, o verão é a estação que envolve tanto os que querem aproveitar as férias quanto aqueles que querem aumentar suas vendas. Saiba como será o verão em Sergipe e qual a melhor maneira para aproveitar de forma saudável a estação.
Durante entrevista ao Bom Dia Sergipe, o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), Overland Amaral, disse que o quadro de chuvas durante os três meses da estação será de chuvas insignificantes, bem abaixo da média e com altas temperaturas em todo o estado.
“As condições não são favoráveis para a precipitação térmica durante todo o período. As temperaturas das águas do oceano estão passando por um momento muito diferente que é o esfriamento por um longo período, assim não há precipitação. Com isso a atmosfera se espelha na falta de chuvas e se transforma em uma massa de ar quente aumentando assim a insolação. Enquanto meteorologista não vejo sinal de chuvas”, prevê o profissional.
Mitos e verdades do sol
E com as altas temperaturas vale sempre ressaltar os cuidados que são precisos ter com a pele humana. A dermatologista, Martha Débora Teixeira, fala dos mitos e verdades na hora de aproveitar o sol.
“O principal erro da pessoa que vai para o sol é a quantidade de protetor solar que ela coloca. Até mesmo por uma questão de estética a pessoa passa pouco protetor e muitas vezes nem reaplica o produto. Quero destacar aqui é importância da pessoa fazer a reaplicação, pois ele não tem eficácia por mais de três horas”, disse.
Quem fica debaixo do guarda sol não precisa passar protetor solar?
“Isso é um mito. Quanto mais proteção melhor e o guarda sol só ajuda nessa defesa. É importante que a pessoa fique debaixo do guarda sol, uso óculos escuros, bonés entre outros acessórios. Também que aplique ao protetor em todas as áreas descobertas do corpo”.
Onde a pessoa fica mais propensa a se queimar, na praia ou piscina?
“Nos dois lugares a pessoa fica propensa às queimaduras. Na praia os raios do sol batem na areia e reincidem na pele humana, já na piscina esse fenômeno acontece no azulejo. Outro mito que muitas acreditam é que basta estar na água que não é preciso passar protetor solar e isso não é verdade. Inclusive a água ajuda a tirar o protetor solar.”
O protetor solar impede totalmente o bronzeamento? E a maquiagem pode substituí-lo?
“A gente nunca vai ter 100% de proteção solar na prática e por isso o bronzeamento acontece naturalmente. É recomendável que a pessoa reaplique o protetor pelo menos a cada duas horas principalmente se ela estiver em uma praia. Para os calvos, nunca deixar de proteger a região do couro cabeludo. Quanto à questão da maquiagem, até mesmo aquelas que já vem com base pra proteção não tem o efeito de um bloqueador solar. Uma dica é a pessoa passar o protetor e depois o produto de beleza”.
A última dica que a profissional dá é para aqueles que estão fazendo tratamento contra espinhas. “Como a pele da pessoa está mais sensível por causa dos cremes, a pessoa não deve tomar muito sol, apenas uns 15 minutos no sol das 07h”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário