MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

SC terá menos turistas argentinos e maioria será das classes A e B


Expectativa é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de SC.
Venda de pacotes de viagem ao estado aumentaram 6%, segundo Santur.

Géssica Valentini Do G1 SC

Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, é uma das praias mais frequentadas por Argentinos (Foto: Géssica Valentini/G1)Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, é uma das praias mais frequentadas por Argentinos (Foto: Géssica Valentini/G1)
Em 2007, o casal de argentinos Alicia Pedro e Carlos Velazquez esteve na praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, e Carlos observou os carros com placas de seu país no estacionamento. Segundo ele, "quase todos eram argentinos". Neste ano, de volta ao mesmo local, ele fez a conta novamente: "encontrei apenas três", disse.
Conforme a Asssociação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH), a situação econômica do país vizinho deve diminuir significativamente a quantidade de turistas argentinos no litoral catarinense. Por outro lado, a maioria deve ser das classes A e B. "Os turistas das classes C e D, que vinham principalmente de carro, vão diminuir. Porém, as agências ofereceram pacotes, que incluem hospedagem, passeios, alimentação. Isso fez com que aqueles com poder aquisitivo maior viessem mesmo com a crise no país", explica João Moritz.  
De acordo com o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowsky, houve um aumento de pelo menos 6% na venda da pacotes a argentinos que vêm para o Brasil. "Isso significa que mesmo em um momento de crise o mercado é imprevisível. Nossa expectativa é ótima para este ano", afirma ele.
Casal de argentinos aproveita férias na praia de Canasvieiras (Foto: Géssica Valentini/G1)Casal de argentinos aproveita férias na praia de
Canasvieiras (Foto: Géssica Valentini/G1)
São turistas como a professora aposentada Alicia e o motorista Pedro, que há anos visitam o litoral catarinense e não pensaram em desistir. "Algumas coisas aumentaram até 25% na Argentina. Além disso, está mais difícil viajar, com regras mais rígidas", argumenta Carlos. "Vale a pena e não deixamos de vir. Desde a primeira vez que vim para Santa Catarina, há pelo menos 25 anos, passamos as férias aqui sempre que possivel", comenta Alicia. A primeira viagem foi a Bombinhas, com a filha. Os dois já eram casados, mas Carlos ficou em Buenos Aires, cidade onde moram. "Não sabia que era tão bonito aqui", justifica ele, rindo.
Segundo Walendowsky, a diminuição de argentinos é compensada por turistas de outras nacionalidades, que vêm ao estado pela primeira vez. "São chilenos, peruanos, bolivianos, paraguaios, principalmente, mas também americanos e europeus que aos poucos descobrem o nosso estado", argumenta. A estimativa da Santur é que cerca de 600 mil estrangeiros visitem o estado nesta temporada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário