MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de dezembro de 2012

Serviços de dieta fisgam clientes que fazem 'projeto verão'


| FELIPE MAIA
FOLHA DE SÃO PAULO
A estação do calor começou há dois dias, e as empresas que oferecem produtos para consumidores ávidos por entrar em forma rapidamente tentam fazer com que eles prolonguem o "projeto verão" para o resto do ano.
"É a época de arrebanhar clientes, de tentar conquistar esse consumidor esporádico para que ele continue usando o produto ou serviço [por mais tempo]", afirma Fábio Mariano Borges, professor do MBA de Ciências do Consumo Aplicadas da ESPM.


Ele diz que o marketing para o público interessado em emagrecimento rápido precisa ser diferente em relação ao que é feito para os clientes que têm hábitos saudáveis sempre. "Para esse consumidor de curto prazo, o argumento que mais funciona é o da beleza. Para os outros, o melhor é focar na saúde."

Caio Kenji/Folhapress
Para Raimundo Júnior, público está mais consciente sobre alimentação
Para Raimundo Júnior, público está mais consciente sobre alimentação
Um exemplo do fenômeno é o número de inscrições no Dieta e Saúde, um serviço on-line que presta consultoria para emagrecimento.
Entre dezembro de 2011 e janeiro deste ano, o número de pedidos cresceu 312% --o volume de inscritos no primeiro mês de 2012 foi 162% maior que a média do ano.
"Em janeiro, as pessoas geralmente tentam mudar o que não gostam em si mesmas e o emagrecimento é um aspecto importante", destaca Roberta Stella, 39, nutricionista-chefe do site.
Karyna Dantas, consultora do Sebrae-SP, ressalta que as empresas que lidam com alimentação saudável devem planejar o negócio do mesmo modo que o empresário que tem um hotel no litoral, que precisa lidar com a alta e a baixa temporadas.
"É preciso controlar os custos para garantir a sobrevivência no ano inteiro e também ser criativo no cardápio para não ficar focado só no verão", ressalta.
RELAÇÃO DURADOURA
No All Light Gourmet, que entrega refeições saudáveis diariamente, o volume de vendas cresceu 50% desde o fim de novembro. A sócia Cacau Melo, 34, diz que a empresa tenta "romper com o preconceito de fazer regime".
"É uma entrega de refeições nutritivas. A pessoa não fala que é regime, mas sim um programa alimentar."
As refeições são entregues em sacolinhas de feira e embalagens modernas, para que o cliente não fique com vergonha de almoçar na mesa de trabalho.
Para Maurício Morgado, professor da Fundação Getulio Vargas, a alta procura durante o verão é uma oportunidade para que o empresário amplie o contato com os consumidores.
"Esse primeiro momento é importante para coletar dados dos clientes e criar um relacionamento para o 'projeto inverno'", afirma.
É preciso se planejar, com a contratação de mão de obra extra, por exemplo, para dar conta do aumento da demanda nesse período e para garantir que todos esses novos clientes tenham um bom atendimento. "Não se tem uma segunda chance de causar uma boa impressão", diz o professor.

Patricia Stavis/Folhapress
All Light, de Cacau Melo, entrega pratos em embalagens especiais
All Light, de Cacau Melo, entrega pratos em embalagens especiais
No Dieta Bistrô, que entrega pratos light embalados a vácuo, sem necessidade de congelamento, a estratégia é dizer que os produtos são de "alta gastronomia", em oposição aos tradicionais kits de comida congelada.
A empresa surgiu da tese de que não havia no mercado opções de comidas prontas que fossem saudáveis e saborosas.
"Nossa comida é fresca. Temos um sistema de embalagem que permite que o prato mantenha a textura e o sabor por até dez dias", argumenta Raimundo Lima Júnior, 30, sócio da companhia, que projeta faturar até R$ 1 milhão no primeiro ano de operação.
De acordo com Júnior, há um aumento de 40% de vendas entre novembro e fevereiro em relação à média. Para atrair os consumidores, a empresa lançou pratos típicos desta época do ano, mas com menos calorias.
"Os clientes habituais são pessoas que querem ter uma alimentação saudável com praticidade, mas esse cliente do verão quer resultados rápidos, então temos que criar produtos específicos", diz.
DIETAS DA MODA
Outra empresa que lucra com o "projeto verão" dos clientes é a Congelados da Sônia -os negócios crescem 20% entre outubro e fevereiro. A companhia lança pratos sazonais com ingredientes e dietas que estejam em alta. Neste verão, a aposta é nas combinações sem glúten, que entraram na moda depois de serem usados por celebridades para perder peso.
"Você tem que acompanhar a tendência e incluir os ingredientes que são mais usados, como hoje acontece com a chia e outros grãos 'malucos'", destaca Bruno Figueiredo, 51, diretor da empresa.
No mundo dos doces, a Time4 começou a vender, em julho deste ano, um sorvete feito com "whey protein" (proteína derivada do leite), um suplemento usado por quem quer ganhar massa muscular. A ideia é atrair não só o público que frequenta academias, mas também quem deseja "tomar sorvete sem culpa", nas palavras da farmacêutica Giselle Sell, 33, diretora da empresa.
"Quando você vai fazer dieta, a primeira coisa que corta é o açúcar, então surgiu a ideia de criar um doce voltado para o público interessado em ginástica." O produto está disponível em academias e lojas especializadas em suplementos de São Paulo.
A meta é lançar o sorvete em Curitiba e no Rio de janeiro no início de 2013.

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