MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Símbolo de Paris, Catedral de Notre-Dame faz 850 anos


Igreja gótica às margens do Sena foi saqueada e restaurada várias vezes.
Site oficial permite ver detalhes do monumento em panorâmicas de 360°.

Do G1, com a AFP

Catedral de Notre Dame, em Paris (Foto: Patrick Kovarik/AFP Photo)Catedral de Notre Dame, às margens pelo rio Senna, em Paris (Foto: Patrick Kovarik/AFP Photo)
Um dos símbolos de Paris, a Catedral de Notre-Dame celebra seus 850 anos nesta terça-feira (12).
A construção da catedral gótica dedicada à Virgem Maria levou 180 anos: desde 1163, quando começou a construção no local de uma catedral romana, até 1345.
Localizada na Île de la Cité (uma pequena ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do rio Sena), a Catedral foi restaurada diversas vezes em seus oito séculos de existência.
Interior da catedrald e Notre Dame, em Paris (Foto: Patrick Kovarik/AFP Photo)O interior da catedral (Foto: Patrick Kovarik/AFP Photo)
Em meados do século 12, essa igreja romana passou a ser muito pequena para a população de Paris, cujo crescimento havia disparado. Surgiu então o projeto de construir uma imensa catedral, de 135 metros de largura e 40 metros de altura, uma testemunha da prosperidade relativa do momento, quando a fome e as epidemias diminuíram.
O século 13 foi considerado um período negro para a catedral. Os líderes religiosos, estimando que os coloridos vitrais "comiam a luz", substituíram muitos deles por cristais brancos.
Com a Revolução Francesa, a catedral foi fechada e nacionalizada. Seus tesouros foram roubados e a construção foi usada para armazenar alimentos.
Catedral de Notre Dame, em Paris (Foto: Patrick Kovarik/AFP Photo)A catedral é símbolo da cidade de Paris (Foto: Patrick Kovarik/AFP Photo)
Em 1801, a catedral foi restaurada para celebrar um acordo entre a França e a Santa Sé e para a coroação de Napoleão Bonaparte, em 1804. Mas em 1831 voltou a ser saqueada e seus vitrais foram quebrados.
No período romântico, que enaltecia a expressão artística de outras épocas, a Notre-Dame foi vista com novo interesse. Foi então que o escritor Victor Hugo, em seu livro "Notre-Dame de Paris", publicado em 1831, lançou o grito de alarme, alertando que a histórica catedral estava em ruínas.
A "ressurreição" da construção começou em 1844, guiada pelo arquiteto francês Eugène Viollet-le-Duc. A restauração, que respeitou materiais, estilos e épocas, se estendeu durante 23 anos. Em 1991, a catedral foi restaurada novamente.
Visita virtual em 360°No site oficial de Notre-Dame, é possível ver detalhes da catedral em fotos panorâmicas de 360°.

Panorâmica da Notre Dame de Paris (Foto: Reprodução)'Frames' da visita virtual em 360°, que pode ser feita pelo site da Notre-Dame de Paris (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário