MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de dezembro de 2012

Turistas danificam ruína maia na Guatemala durante início da 'nova era'


Pessoas escalaram templo e provocaram danos 'irreparáveis' na sexta (21).
Incidente foi no parque arqueológico Tikal, patrimônio da ONU desde 1979.

Da AFP
Turistas danificaram o emblemático Templo II do parque arqueológico Tikal, no norte da Guatemala, durante a comemoração do início de uma "nova era" de 5.200 anos, de acordo com o calendário maia, informou neste domingo (23) uma fonte oficial.
"Infelizmente, muitos turistas escalaram o Templo II e provocaram danos praticamente irreparáveis", afirmou Oswaldo Gómez, assessor técnico do parque Tikal, 560 km ao norte da cidade da Guatemala.
Tikal (Foto: Johan Ordonez/AFP)Xamãs maias participaram de cerimônia na sexta (21), no sítio arqueológico Tikal, em que se celebrou o fim de uma era conhecida como Bak'tun 13 e o início de uma nova, de 5.200 anos (Foto: Johan Ordonez/AFP)
"Estamos de acordo com a comemoração, mas (os turistas) deveriam ter mais consciência porque esse é um patrimônio da humanidade", lamentou Gómez.
Tikal, um ícone da cultura maia e declarado patrimônio mundial da humanidade pela Unesco (órgão da ONU para cultura, educação e ciência) em 1979, foi o principal cenário da comemoração na Guatemala.
O Templo II é o edifício que está em frente ao Gran Jaguar na Gran Plaza Central de Tikal, o lugar mais famoso desse parque arqueológico.
De acordo com Gómez, mais de 7 mil pessoas visitaram o Parque Tikal na sexta-feira (21), dia anunciado para o "fim do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário