MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de dezembro de 2012

Unidade do Farmácia Gratuita começa a atender nesta segunda, em Manaus


Posto fica localizado na no bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus.
Programa já atendeu mais de 847 mil pessoas na capital.

Do G1 AM

Atendimentos em nova unidade do Programa Farmácia Gratuita começam a ser feitos nesta segunda-feira (10) na Zona Sul de Manaus (Foto: Divulgação/Semsa)Atendimentos em nova unidade do Programa Farmácia Gratuita começam a ser feitos nesta segunda-feira (10) na Zona Sul de Manaus (Foto: Divulgação/Semsa)
A sexta unidade de atendimento do Programa Farmácia Gratuita em Manaus começa a realizar atendimentos na próxima segunda-feira (10). Localizada na Rua Xavier de Mendonça, no bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus, o posto vai oferecer medicamentos sem nenhum tipo de custo ao paciente.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a população tem acesso a 96 itens de medicamentos, entre antibióticos, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, antiasmáticos, anti-helmínticos (para verme), antibacterianos, antimicóticos, para controle de hipertensão e diabetes, anticoncepcionais e os medicamentos de saúde mental, como anticonvulsivos, antidepressivos, remédios para Mal de Parkinson, além de seringas para os pacientes diabéticos que fazem tratamento com insulina nas unidades do programa. Em cada local do Farmácia Gratuita, há um farmacêutico e uma equipe de técnicos que auxiliam na entrega dos remédios e orientam sobre o uso deles.
Para retirar o medicamento na Farmácia Gratuita é preciso apresentar apenas a receita expedida por médico credenciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e um documento de identidade. A receita precisa conter: nome completo do paciente, medicamento prescrito com o nome genérico (não pode ser o nome comercial), forma farmacêutica, dosagem e modo de usar; carimbo do médico/prescritor e número da inscrição no Conselho Regional; assinatura do médico/prescritor e data de emissão da receita. A receita precisa estar dentro do prazo de validade: 14 dias para antibióticos; 90 dias para medicamentos de uso contínuo; 30 dias para os demais medicamentos do elenco básico.
Atualmente, ha cinco unidades do programa na capital: em três terminais de ônibus, uma no bairro da Compensa, Zona Oeste da capital e outra no V-8, Zona Centro-Sul de Manaus. Segundo a Semsa, foram realizados até o novembro 847.943 atendimentos no Farmácia Gratuita, sendo oferecidos 34,4 milhões de medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário