MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Urbana volta a suspender coleta de lixo em todos os bairros de Natal


Anúncio feito nesta segunda-feira (24) diz que a dívida é de R$ 60 milhões.
Segundo a Companhia, Natal produz 750 toneladas de lixo por dia.

Do G1 RN

Lixo se acumula na frente do Complexo Penal João Chaves, na Zona Norte de Natal (Foto: Caroline Holder/G1)Lixo se acumula em vários cantos da cidade (Foto: Caroline Holder/G1)
A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) ameaça suspender, por tempo indeterminado, a coleta de lixo na cidade. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (24) pela assessoria de comunicação do órgão. Segundo a própria Urbana, a paralisação dos serviços se dará em razão de dívidas com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal, que somam mais de R$ 60 milhões. Ainda de acordo com a Companhia, a cidade produz aproximadamente 750 toneladas de lixo por dia.
A direção da Urbana também comunicou que está tentando negociar parte do pagamento da dívida com a Prefeitura, mas que só terá detalhes para repassar à população na próxima quarta-feira (26). Até lá, a coleta seguirá precária em praticamente todas as região da cidade.
“Como é de conhecimento da sociedade civil e da imprensa de todo o Rio Grande do Norte, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal enfrenta sérios problemas financeiros com dívidas acumuladas ao longo de vários anos que chegam a somar quase 60 milhões de reais. No entanto, a atual gestão vem unindo todos os esforços para manter em dia o serviço de limpeza pública da capital potiguar. Ocorre que a situação se agravou e com os atrasos no pagamento das empresas terceirizadas, responsáveis pela coleta de lixo da cidade, o serviço será paralisado a partir desta segunda-feira”, informou a assessoria.
O G1 ligou para a Prefeitura e o Governo do Estado, mas não conseguiu contato. Em razão do feriado de Natal, foi decretado ponto facultativo nesta segunda (24) e no dia 31 para o funcionalismo estadual e municipal.
Ainda de acordo com a Urbana, a inadimplência com a taxa de limpeza pública (TLP) ao longo dos últimos quatro anos só aumentou. “O imposto é cobrado junto ao carnê do IPTU, mas o recurso não é repassado à Companhia. O Governo do Estado, que é devedor de mais de 5 milhões de reais da referida taxa, se comprometeu a quitar a dívida este ano, mas não cumpriu o compromisso”, acrescentou o órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário