MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Veja a repercussão da morte de Dona Canô, mãe de Caetano e Bethânia


Matriarca teve oito filhos e morreu em casa, na Bahia, após a ceia de Natal.
'Mulher rica de coragem', escreveu a presidente Dilma Rousseff.

Do G1, em São Paulo

Dona Canô comemora 105 anos neste domingo (16). (Foto: Egi Santana/G1)Dona Canô, mãe de Caetano e Bethânia
(Foto: Egi Santana/G1)
Artistas e amigos comentaram nesta terça-feira (25) a morte de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Ela tinha 105 anos e estava em casa, na cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Claudionor Viana Teles Veloso morreu depois de passar a noite de Natal com os filhos.
Foi justamente à imagem de Dona Canô como mãe que recorreu Gloria Perez, uma das primeiras a comentar a notícia. A autora de "Salve Jorge" postou em seu Twitter: "um pouco mãe de todos nós". Dona Canô teve oito filhos, entre eles Caetano e Bethânia. Em outubro de 2011, perdeu a filha adotiva Eunice Veloso, aos 83 anos, que morreu com insuficiência respiratória.
Veja abaixo a repercussão da morte de Dona Canô:

ACM Neto, prefeito eleito de Salvador, no Twitter:
"A Bahia amanheceu mais triste e o céu muito mais alegre com a chegada de Dona Canô. Foram 105 anos encantando a Bahia. Presto solidariedade a toda família Veloso, um dos maiores símbolos da riqueza cultural do nosso estado."
Aguinaldo Silva, dramaturgo, no Twitter:
"105 anos de vida plena, mãe de dois gênios da nossa MPB... Dona Canô foi recebida com honras de chefe de Estado lá no céu."
Carla Perez, cantora e dançarina, no Twitter:
"A Bahia e o Brasil choram essa grande perda! Jesus recebe de braços abertos a matriarca da família Veloso."
Daniela Mercury, cantora, no Twitter:
"A música que canto pra D.Canô é de autoria de Neguinho do samba, eles são luz e samba. Samba de roda da vida que volta ao começo. D.Canô: Sol do recôncavo, mulher daquelas que exuberam, que iluminam, que se comprometem,que amam intensamente e inspiram...".
Dilma Rousseff, presidente da República Federativa do Brasil, por meio de nota oficial:
"Nosso Natal ficou mais triste, perdemos Dona Canô. Uma mulher rica de coragem, principalmente a coragem de ser feliz, como ela mesma gostava de dizer. Construiu uma família em torno do amor pela cultura, pela Bahia e pelo Brasil, expresso no talento de seus filhos, entre eles Caetano Veloso e Maria Bethânia. Sua alegria de viver e sua lucidez conquistaram o coração dos brasileiros. Transmito meu sentimento de pesar aos familiares de Dona Canô e aos filhos e filhas de Santo Amaro da Purificação, que hoje perderam sua maior divulgadora e fã. Dona Canô, mulher forte e sábia, nos deixa muita saudades."
Eliana, apresentadora, no Twitter:
"Uma estrela no céu acaba de brilhar: Dona Canô. 105 anos de sabedoria. Meu carinho aos familiares".
Fernanda Paes Leme, atriz, no Twitter:
"Dona Canô, 105 anos...fez sua passagem no dia de Natal...Descanse em Paz! Um beijo na família!"
Gaby Amarantos, cantora, no Twitter:
"Dona Canô, que exemplo de mãe, mulher e ser humano incrível. Partir no Natal é poético, meu carinho a família".
Gloria Perez, autora de novelas, no Twitter:
"Dona Canô, um pouco māe de todos nós".
Jair Oliveira, cantor, no Twitter:
"Descanse em paz, Dona Canô".
Jaques Wagner, Governador da Bahia, em nota:
"Em meu nome e de todos os baianos, presto solidariedade à família desta grande mulher, que representou o que a Bahia tem de melhor, um símbolo de força, doçura e coragem”.
Jean Willys, deputado federal, no Twitter:
"Dona Canô morreu... Mas viveu bem e deu, aos brasileiros, seus filhos artistas talentosos que nos deram um sentido de nós. Tenho o privilégio de ter conhecido pessoalmente Dona Canô e de ter testemunhado sua nobreza "santoamarense" e seu amor à vida e à família".
João Henrique, Prefeito de Salvador, por meio de nota oficial:
"Lamento profundamente o falecimento de Dona Canô, símbolo exemplar da mãe dedicada e ícone do Recôncavo baiano. A fé em Deus reconfortará seus familiares e a todos os baianos e brasileiros que admiram a história dessa mulher, que em vida plantou a harmonia e união com sensibilidade e humildade."
Jorge Portugal, professor e apresentador baiano, ao G1 em Santo Amaro:
"Era minha comadre. Não tem o que falar agora. Na última vez em que estive com ela, na sexta-feira, ela falou: 'Estou indo para o céu'".
Leo Jaime, cantor, no Twitter:
"Em nossas referências, Dona Canô é e sempre será a mãe. Um exemplo."

Luciano Huck, apresentador, no Twitter:
"Queria deixa aqui meu carinho a todas as gerações da família Veloso. E minha admiração pelos 105 anos de lucidez e sabedoria de Dona Canô".
Lula visita Dona Canô na Bahia (Foto: Ingrid Machado/ G1)Lula visita Dona Canô na Bahia
(Foto: Ingrid Machado/ G1)
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, e Marisa Letícia, ex-primeira-dama,  em nota:
"Dona Canô foi um exemplo de mulher, de mãe e uma referência de sabedoria e generosidade para sua família, para Santo Amaro da Purificação, para a Bahia e  para o Brasil. Para nós foi também uma grande amiga, da qual sempre lembraremos com muito carinho. Nesse dia de Natal marcado pela tristeza de sua partida, estendemos nossa solidariedade a seus familiares e amigos".
Luís Miranda, ator, no Twitter:
"Saudade de D.Canô vai ficar no coração de quem deve o privilégio de beijar a sua mão."
Marcelo Tas, apresentador, no Twitter:
"Dona Canô: amor, leveza e sabedoria, tudo numa só pessoa. Meus sentimentos à familia e amigos."

Márcio Victor, vocalista do grupo Psirico, no Twitter:
"Um Exemplo de Vida e Dignidade. Mãe da Bahia. Eternamente vai estar em meu coração. Sua Força, sua Garra, sua Alegria e sua Humildade! Dona Canô era uma amiga. Uma pessoa forte com palavras sempre de força e de amor. Eternamente vou lembrar de seus conselhos de seu amor".
Marta Suplicy, ministra da Cultura, em nota:
"Cercada de amor e religiosidade, dona Canô simbolizou a família e a fé inquebrantável. Da sua Santo Amaro da Purificação, representou a simplicidade e grandeza de espírito do povo baiano. Bethânia e Caetano são hoje a síntese da força desta grande mulher. Para toda família Veloso e brasileiros, uma perda sentida".

Paula Lavigne, produtora, no Twitter:
"Até na hr de morrer do D. Canô faz bonito. Morreu como Charlie Chaplin no dia de Natal! Q linda estória".

Regina Casé, apresentadora e atriz, no Instagram:
"Amor e profunda Gratidão... Só Nossa Senhora sabe tudo que aprendi com ela...".

Thalita Rebouças, escritora, no Twitter:
""Ser feliz é para quem tem coragem", Dona Canô. Concordo. Descanse em Paz...".
Virgínia Monteiro, coordenadora do Teatro Dona Canô, ao G1:
“Nós estamos de luto. Era a nossa matriarca. Ela soube preparar a gente para a morte dela. Começou a ter uma vida mais isolada, com seus livros, falando pouco. O desligamento foi sendo feito dessa maneira para que a gente não sentisse tanto quando ela morresse”.
Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba, no Twitter:
"Esse sorriso lindo agora brilha no céu, que o Sr. Jesus conforte nesse momento tão doloroso os corações da família Veloso. #DescansaempazDonaCanô".
Isquemia cerebral
Dona Canô esteve internada por seis dias, recebendo alta do Hospital São Rafael, em Salvador, na sexta-feira (21). Ela tinha sofrido um ataque isquêmico cerebral, que gera redução do fluxo de sangue nas artérias do cérebro, segundo informou o boletim médico.
De acordo com informações de Edson Nascimento, amigo da família, Dona Canô pediu um vestido novo e branco para deixar o hospital. Foi com ele que ela foi vestida para a casa, acompanhada da filha Mabel. Maria Bethânia acompanhou a transferência da mãe em outro carro.
A matriarca teve oito filhos, entre eles os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia. Em outubro de 2011, Dona Canô perdeu a filha adotiva Eunice Veloso, aos 83 anos, que morreu com insuficiência respiratória. O filho famoso, o compositor Caetano, completou 70 anos em agosto deste ano. Em dezembro, a matriarca da família assistiu ao show da nova turnê da filha Maria Bethânia, no Teatro Castro Alves.
No dia 16 de setembro de 2012, Dona Canô completou 105 anos e, como tradicionalmente fazia, reuniu amigos e a família em missa e comemoração em casa, na cidade de Santo Amaro. Estiveram na festa os filhos Caetano Veloso e Maria Bethânia e a amiga Regina Casé. Quem celebrou a missa foi o padre Reginaldo Manzotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário