MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Vigilância em Saúde intensifica ação de combate ao barbeiro em MG


Aumentou o número de casas onde o bicho foi encontrado em Muzambinho.
Vigilância em Saúde já visitou mais de 200 casas.

Do Globo Rural

A Vigilância em Saúde de Muzambinho, no sul de Minas Gerais, intensificou o combate ao barbeiro, inseto transmissor da doença de chagas. Nos últimos meses, houve aumento do número de moradias onde o bicho foi encontrado.
A doença de chagas é causada pelo protozoário tripanossoma cruzi e transmitida pelo barbeiro. Em Muzambinho, de janeiro a novembro a Vigilância em Saúde encontrou o barbeiro em 12 pontos diferentes, sendo que 11 estavam na zona rural da cidade.
Em um dos imóveis onde foram encontrados vários insetos tem o ambiente ideal para o desenvolvimento do barbeiro. O lugar é quente, seco e com fonte de alimento abundante. Como o barbeiro se alimenta de sangue, a presença de animais facilita a reprodução do inseto. A casa já foi pulverizada com inseticida, mas na visita técnicos encontraram mais um inseto. O veneno leva até 45 dias para agir.
Desde o início do ano, a Vigilância em Saúde já visitou mais de 200 casas. Os moradores recebem orientações recebem orientações sobre como evitar a presença do barbeiro deixando sempre as áreas limpas.
Os funcionários da Vigilância Sanitária recomendam que os insetos recolhidos pelos moradores sejam entregues vivos para a agência. O setor tem condições de determinar se o inseto está contaminado pelo transmissor da doença de chagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário