MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

60% da população de Vilhena, RO, não paga as contas de água, diz SAAE


Serviço de abastecimento atende mais de 22 mil consumidores.
Meta é reduzir em até 30% a inadimplência em 2013.

Do G1 RO

Aposentada revela que possui 40 contas de água atrasadas  (Foto: Andréia Machado/G1)Aposentada revela que possui 40 contas de água atrasadas (Foto: Andréia Machado/G1)
No município de Vilhena (RO) cerca de 60% da população não paga as contas de água, de acordo com o Serviço de Abastecimento de Águas e Esgotos (SAAE), que atende mais de 22 mil consumidores. Guilherme Naré, diretor- adjunto do SAAE, explica que a partir deste ano o corte do abastecimento de água deverá ocorrer a partir do terceiro mês em atraso.
Uma consumidora, aposentada, que não quis se identificar, revela que atualmente deve R$ 840 em contas de água atrasadas. “Aqui em casa são 40 contas de água que foram acumulando ao longo dos anos. Eu não tenho condição de pagar porque o que ganho com a minha aposentadoria quase não dá para comprar os meus remédios e para comprar comida”, diz a aposentada.
Angélica Silva, dona de casa, diz que possui 25 contas em atraso e teme ter o abastecimento suspenso. “Eu já recebi vários avisos de corte, mas eu não tenho condição de pagar essa dívida que já está no valor de R$400 e não para de crescer” conta Angélica, que explica que apesar da conta de água ser de R$16, não consegue quitar o saldo negativo.
SAAE prevê redução de até 30% da inadimplência em 2013 (Foto: Andréia Machado/G1)SAAE prevê redução de até 30% da inadimplência
em 2013 (Foto: Andréia Machado/G1)
De acordo com Guilherme, a falta de pagamento atrapalha novos investimentos na rede de água da cidade. O valor médio cobrado por mês é de R$16. “Com a arrecadação poderíamos ampliar a rede de água no município, mas como não recebemos, o dinheiro arrecadado é usado para manter a folha de pagamento e também para manutenção dos equipamentos da autarquia”
Para tentar resolver o problema da inadimplência, o SAAE está realizando o parcelamento das contas atrasadas em até 36 vezes. A meta é reduzir a inadimplência em até 30% este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário