MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 26 de janeiro de 2013

Agência de defesa sanitária de RO alerta para casos de anemia equina


Em 2012 foram sacrificados cinco animais em Cacoal.
Em 2013, o primeiro animal foi sacrificado na segunda-feira, 21.

Paula Casagrande Do G1 RO

Se infectado, o animal com anemia precisa ser sacrificado (Foto: Paula Casagrande/G1)Se infectado, o animal com anemia precisa ser sacrificado (Foto: Paula Casagrande/G1)
A anemia infecciosa equina é motivo de preocupação para veterinários da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) em Cacoal. Em 2011 houve a ocorrência de dois focos e três animais foram sacrificados; em 2012, três focos foram encontrados e cinco animais sacrificados. Neste ano, um animal já foi sacrificado em Cacoal na segunda-feira (21). Dependendo do animal, o prejuízo pode ser de R$ 30 mil.
Segundo a veterinária fiscal da Idaron em Cacoal, Dâmaris Oliveira , em 2011, em todo o estado de Rondônia, foram examinados mais de 16 mil animais para verificação da doença causada pelas moscas tabanidae e stomoxys calcitrans. “Nesses exames foram diagnosticados 165 focos, que são as propriedades onde a doença é encontrada. Nesses  focos, 230 animais deram positivo para a anemia e foram sacrificados, pois não há tratamento ou cura para a doença”, afirma a veterinária.
Dâmaris conta que a pior forma da doença e a mais corriqueira é a inaparente. “Cerca de 95% dos casos positivos são desse tipo. Como o nome já diz, o animal não aparenta sintomatologia clínica, por fora ele está aparentemente saudável. Mas até nas outras formas, a aguda e a crônica, o diagnóstico só pode ser dado após exame laboratorial”. O destino final do animal, segundo a veterinária, é o enterro em valas ou incineração.
De acordo com a veterinária da Idaron, animais de qualquer idade podem apresentar a doença, mas exames são realizados apenas em animais com mais de seis meses. Segundo informações do órgão, em 2012, na região Norte, 8,6% dos animais examinados apresentaram a doença contra 3,7% no Nordeste, 1,8% no Centro-Oeste, 0,7% no Sudeste e 0,1% no Sul. Em Rondônia o índice foi de 1,84%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário