MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de janeiro de 2013

Agricultores de algodão reduzem área de plantio após queda no preço


Área de algodão em todo o país deve ter queda de 29%, segundo a Conab. Produtores do Mato Grosso ocupam a área de plantio com soja ou milho.

Do Globo Rural

Por causa dos preços baixos vai haver redução na área de plantio de algodão em Mato Grosso.
Segundo a Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, a queda deve ser de mais de 25% para esta safra no estado.
Na propriedade do agricultor Orcival Guimarães, o plantio do algodão começou bem cedo, graças ao cultivo da soja superprecoce, colhida nas últimas semanas. Até agora, ele já semeou 80% dos 14 mil hectares da propriedade que fica em Lucas do Rio Verde.
A área foi reduzida em quatro mil hectares. Ele diz que o preço da arroba da pluma não tem animado. "O preço teria que estar no mínimo 60 reais e hoje fala-se em 48 até 50 reais. Isso deixa o produtor muito vulnerável”.
O superintendente do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) analisa a situação atual do mercado. “A gente veio de um período de estoques altos no Brasil e no mundo, a demanda da indústria nacional caiu 5%, por isso os preços ficaram abaixo da expectativa do produtor. Houve então essa redução de área, muitos agricultores preferiram partir para outras culturas, como a soja e o milho, em detrimento do algodão”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário