MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de janeiro de 2013

Antes de viajar, é preciso garantir a proteção da casa

Joana Lopo A TARDE

  • Rejane Carneiro/Ag.A Tarde
    Para quem mora em apartamento ou em casa, a prioridade é sempre a segurança

Viajar e deixar o imóvel fechado sem antes verificar itens de segurança, como a saída de gás de fogões, assim como a vedação de torneiras e chuveiros, além do monitoramento da saída e entrada de pessoas na residência, pode gerar muitos problemas indesejáveis.
Seja para quem mora em apartamento ou em casa, a prioridade é sempre a segurança. Por isso que Marcelo Freire, gerente regional da Apsa na Bahia, empresa voltada para gestão de condomínios e negócios imobiliários, aconselha que a residência seja vistoriada pelo proprietário antes da viagem para evitar situações indesejadas, como a perda de equipamentos eletrônicos, em caso de pane elétrica, incêndio e roubo.

"O ideal é desligar os aparelhos televisores, ventiladores e outros que possam ficar fora da tomada, fechar a saída de gás, checar portas e janelas para garantir que estão bem fechadas e de preferência ter equipamentos, como câmeras de vídeo, para monitorar, mesmo de longe, a movimentação ao redor da casa", indica.
Ocorrências - Freire aponta as ocorrências de roubos como um dos problemas mais comuns enfrentados por quem sai em viagem e deixa o imóvel fechado. Nos casos em que o proprietário tem muitos bens de valor dentro da residência, ele acredita que vale a pena investir na contratação de vigilantes temporários.
Portanto, esse tipo de serviço deve ser bem pesquisado para que não ocorra o inverso e o proprietário seja lesado pelo próprio prestador de serviço. "Nesse caso, é importante que tanto a empresa quanto a pessoa contratada tenham boas referências no mercado", alerta.
Mas tem quem prefira investir em outras maneiras de segurança, a exemplo das cercas elétricas, alarmes e sensores de movimento, para proteger o patrimônio. De acordo com o vice-presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-BA), José Alberto, a pesquisa em relação aos tipos e funcionalidade dos aparelhos eletrônicos de segurança garante a compra de produtos eficientes e baratos.
"Existem hoje diversos tipos de produtos. Aconselho a utilização de câmeras de vídeo que possam ser observadas por meio do celular ou tablet, independente do local que a pessoa tenha ido", exemplifica.
Outra estratégia de segurança indicada por José Alberto é a instalação de temporizadores que podem ser programados para ligar a luz da residência em determinados momentos do dia e da noite.
"Essa iniciativa transmite a ideia de que tem gente em casa e, dessa forma, inibe a ação de ladrões ou até mesmo de quem pretende invadir o imóvel apenas para fazer uso o espaço", ensina.
O vice-presidente do Creci-BA também diz que não apenas as casas isoladas precisam de segurança, os administradores de condomínios também têm o dever de garantir a segurança dos seus condôminos.
Ele informa que câmeras de vigilância precisam ser colocadas em elevadores e escadas, que as entradas de prédios precisam ser monitoradas 24 horas por dia, principalmente com a segurança de portões eletrônicos, e os porteiros e vigilantes devem ser bem treinados para intimidar qualquer ação suspeita de terceiros. "Com isso o morador fica protegido", garante.

Dicas para manter seu imóvel em segurança

Luzes - Antes de viajar, confira se as luzes estão apagadas, mas é importante a instalação de temporizadores que façam a luz acender em determinados momentos do dia, para dar ideia de que tem gente em casa. Outra opção é instalar uma luz de vigia, que acende apenas quando está escuro.
Câmeras de vídeo - Procure instalar as filmadoras em locais estratégicos, como as entradas da casa, escadas e áreas comuns. Dê preferência para câmeras que façam movimentos em 360 graus.
Aparelhos - Desligue a campainha e o telefone para evitar que percebam que não há pessoas em casa. Confira também se televisores, ventiladores e outros equipamento estão fora da tomada. Essa é uma maneira de evitar prejuízos aos equipamentos, em caso de pane elétrica.
Serviços - Suspenda a entrega dos jornais e revistas para não demonstrar que as publicações estão se amontoando porque não há ninguém no imóvel.
Informações - Avise na portaria do prédio que vai viajar e deixe com o síndico seu contato ou o de amigos ou parentes para serem contatados em caso de emergência. Não deixe a chave na portaria, mas conte para vizinhos que sua residência tem monitoramento a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário