MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Argentina fará festa para receber embarcação antes retida

Agência EFE

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, irá liderar a festa de boas-vindas à fragata "Liberdad", que se encontra a poucos quilômetros do litoral do país após ficar mais de dois meses retida em um porto de Gana por conta de um processo de um fundo de investimentos.
A embarcação chegará na quarta-feira, 9, ao porto da turística cidade de Mar del Plata, que fica situada a 400 quilômetros da capital Buenos Aires, escoltada por cerca de 150 embarcações.
Cristina Kirchner será acompanha pelo ministro da Defesa, Arturo Puricelli, vários membros de seu Gabinete e uma ampla representação de figuras políticas e governadores provinciais.
Está previsto que a presidente suba a bordo da embarcação para dar boas-vindas à tripulação e dar a mão ao capital, Pablo Lúcio Salonio, além de pronunciar um discurso que será seguido por uma festa que terá queima de fogos de artifício, segundo anteciparam nesta terça-feira os meios de imprensa locais.
A "Liberdad" chegará a Mar del Plata procedente de Gana, de onde partiu no dia 19 de dezembro depois que o Tribunal Internacional sobre o Direito do Mar, com sede em Hamburgo (Alemanha), ordenou sua "imediata liberação".
A decisão do Tribunal do Mar colocou fim a um conflito que foi iniciado em 2 de outubro, quando um juiz ganês aceitou o processo de um embargo imposta pelo fundo americano NML.
O fundo reivindicava ao Estado argentino uma dívida de US$ 284 milhões mais juros por bônus soberanos que entraram em moratória no final de 2001, no meio de uma severa crise econômica.
O governo argentino alegou se tratar de uma embarcação de guerra e se negou a pagar 20 milhões que a Justiça ganesa exigia para a liberação.
Mesmo assim, o embargo da fragata desencadeou uma crise política no seio do Executivo argentino que provocou quatro renúncias, entre elas a do então chefe das Forças Armadas, o almirante Carlos Alberto Paz.
O governo de Cristina aumentou, desde então, as medidas de precaução para evitar futuros processos de embargo, como o aluguel de um avião inglês por US$ 880 mil para a próxima viagem presidencial a Cuba, Emirados Árabes, Indonésia e Vietnã.
Com sua chegada a Mar del Plata, a "Liberdad" terminará a viagem de instrução mais longa em seu meio século de vida, que foi iniciada em 2 de junho em Buenos Aires e passou por portos do Brasil, Suriname, Guiana, Venezuela, Portugal, Espanha, Marrocos e Senegal antes de ser temporariamente embargada em Gana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário