MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de janeiro de 2013

Avião com excesso de peso só partiu após 'vaquinha', relata passageiro


Viajantes teriam coletado dinheiro para convencer 4 pessoas a descer.
Companhia easyJet nega suposta coleta no Aeroporto de Liverpool.

Do G1, em São Paulo

Avião da easyJet (Foto: Divulgação/ easyJet)Passageiros teriam feiro acordo para indenizar
quatro pessoas que desembarcaram
(Foto: Divulgação/ easyJet)
Um voo da companhia easyJet que partiu na quinta-feira (17) do Aeroporto John Lennon, em Liverpool, na Inglaterra, com destino a Genebra, na Suíça, foi palco de um acordo incomum entre os passageiros, segundo relatou um deles ao site "Liverpool Echo".

Após a companhia aérea comunicar que o avião estava muito carregado para decolar, os passageiros tiveram de "passar o chapéu" para juntar dinheiro e, com ele, convencer quatro pessoas  a desembarcar.

“Havia uma proporção excepcionalmente grande de passageiros do sexo masculino e mais bagagem de mão do que o habitual", justificou o porta-voz da companhia. Segundo ele, a empresa explicou a situação aos passageiros e solicitou que quatro voluntários deixassem a aeronave. Em troca, a easyJet ofereceu 100 libras (o equivalente a R$ 324) como compensação e um voo alternativo.

No entanto, um dos viajantes, a oferta não foi suficiente para encorajar as pessoas a desembarcarem e a “vaquinha” foi organizada pelos passageiros. Com o dinheiro recolhido, foi possível duplicar a “indenização” dos quatro voluntários.
“Coloquei duas libras e vi outras pessoas jogando notas de cinco", contou o engenheiro Simon Lay, que estava na aeronave. De acordo com ele, a ideia funcionou e quatro pessoas deixaram o voo, que decolou com cerca de uma hora de atraso.

A companhia negou a existência de uma “vaquinha” entre os passageiros. "Até onde sabemos, nenhum acordo entre os passageiros foi feito. Não há necessidade de os clientes tomarem esse tipo de atitude", disse o porta-voz da empresa. Os quatro voluntários foram realocados em outras aeronaves.
Excesso de peso
Havia 135 homens e apenas 19 mulheres a bordo do avião da easyJet em Liverpool. Como resultado, o peso estimado ultrapassou em uma tonelada o esperado caso houvesse a mesma proporção de passageiros dos dois sexos.

De acordo com reportagem publicada no site do jornal “The Independent”, para calcular os limites de peso, as companhias aéreas têm a opção de pesar cada passageiro e a respectiva bagagem. No entanto, as empresa britânicas preferem usar uma estimativa de quanto cada passageiro pesa.

As normas expedidas pelas autoridades de aviação da Europa instruem as companhias a estimarem que cada passageiro do sexo masculino pesa 88 kg, e cada mulher pesa 70 kg (crianças de ambos os sexos são contabilizadas tendo 35 kg).

Nenhum comentário:

Postar um comentário