MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Balanço de agricultores aponta para queda na produção de uva em SP


Colheita da fruta está chegando ao fim em Jundiaí, São Paulo.
Caixa com seis quilos é vendida por R$ 20 na região.

Do Globo Rural

A colheita da uva está chegando ao fim em Jundiaí, São Paulo. O balanço dos agricultores não é dos melhores. Houve queda de cerca de 20% na produção da fruta. A caixa com seis quilos de uva está sendo vendida por R$ 20 na região.
A família do agricultor Luciano Gallo esperava colher 50 toneladas de uva, mas o total não chegará a 40 toneladas. Primeiro, foi a estiagem. Depois, houve o excesso de chuva no fim do ano. Ele terá na próxima safra o resultado dos problemas dessa colheita. “Menos insumos, menos adubação e agrotóxico. A gente vai ter menos aplicação por causa do preço deste ano e da quebra”, diz.
A produção na propriedade do agricultor Clemente Maziero, que costuma atingir 130 toneladas, também será 20% menor. O fruto não está tão grande como nos anos anteriores. Já a cor e o sabor continuam os mesmos. Toda a safra vai para a produção de vinho. Vinte pessoas fazem a colheita de toda uva no sítio. Dez são funcionários fixos e outros dez são amigos donos de outras propriedades que ajudam na hora que o serviço aperta. Essa é uma pratica comum na região de Jundiaí, onde a mão de obra para este trabalho é escassa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário