MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de janeiro de 2013

Bloco do Boi arrasta mais de três mil foliões em Fernão Velho


Ao som de frevo, o tradicional bloco folclórico reuniu gerações.
A festa já está em sua 34ª edição.

Natália Souza Do G1 AL

O boi, principal atração da festa, chamou a atenção pelo colorido.  (Foto: Natália Souza/G1)O boi, principal atração da festa, chamou a atenção
pelo colorido. (Foto: Natália Souza/G1)
Há mais de 30 anos, o tradicional Bloco do Boi arrasta milhares de pessoas pelas ruas de Fernão Velho, em Maceió, no segundo domingo de janeiro. Neste ano não foi diferente. Em sua 34ª edição, o bloco folclórico reuniu mais de três mil foliões e movimentou a tarde de domingo (13).
Aos 72 anos de idade, o aposentado Pedro Fidelis de Moura saiu do centro de Maceió para acompanhar o bloco. "Há mais de 15 anos que eu prestigio o boi. Não importa a idade, o que vale é ter gás para festejar", disse Fidelis, que nesse ano levou seu filho e neto para conhecer o bloco.
O boi, atração principal da festa, chamava a atenção pelas vestes colorida e dança desajeitada. De crianças a idosos, homens e mulheres - alguns fantasiados e com adereços carnavalescos-, todos disputavam um espaço para tirar foto com o boi. A multidão foi embalada pelo ritmo do frevo de uma orquestra de sopro.
Cultura Popular
Sem se importar com o calor e com os mais de cinco quilos do boi, José Adaílson da Conceição afirmou que tem orgulho de carregar a figura folclórica pelas ruas do bairro. "Eu nem ligo para o calor, já estou acostumado. Isso é minha diversão, espero o ano todo para chegar esse dia", contou.
Sem sair de perto de sua cria, Geraldo Lopes, mais conhecido como "Geraldinho", um dos fundadores do bloco, afirmou que a festa cumpre seu papel de divulgar o folclore. "Eu criei o bloco, mas a festa é de todos. O boi percorre as principais ruas do bairro, visitando casas de moradores mais antigos e finaliza por volta das 16h na Praça São José", disse.
Nascido e criado em Fernão Velho, Izaías Gomes de Sena afirmou que não perde uma edição do Bloco do Boi. "Prestigio há mais de 40 anos. É uma festa bonita que reúne gerações", disse.
Foliões mais antigos como Izaías reclamavam da "guerra de carros de som" durante a passagem do bloco. Em cada esquina do bairro carros tocando músicas em alto som disputavam a atenção dos que passavam no local. Agentes da SMTT reforçaram o policiamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário