MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Blog de maternidade é criticado por estimular alisamento em cabelo de criança



LÍGIA MESQUITA
DA COLUNA MÔNICA BERGAMO
Um post em um blog voltado às mães no site do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo, se espalhou pelas redes sociais nesta quinta. Com o título "Minha filha tem o cabelo muito crespo. A partir de qual idade posso alisá-lo?", o texto fala sobre alisamento de cabelo em crianças e traz a foto de uma bebê negra com cabelos encaracolados.
"Muitas crianças nascem com cabelos crespos ou rebeldes demais. Com a adesão cada vez maior às técnicas de alisamento, algumas mães recorrem a essas alternativas para deixarem as crianças mais bonitas. Essa solução, porém, nem sempre é a melhor, pois muitos componentes químicos, que deixam os fios alisados, não são liberados pela Anvisa para o uso em crianças", começa a resposta à pergunta-título da publicação. E complementa: "O formol não pode ser usado de jeito nenhum de acordo com a regulamentação da Anvisa. Porém, há opções de escovas que podem ser feitas nas meninas de pouca idade sem causar danos, tais como a Escova de Colágeno, à base de ácido glioxílico, e a escova à base de carbocisteína".
O post, que já teve mais de 2,8 mil curtidas no Facebook e foi reproduzido também no Twitter, tem sido chamado por internautas de "racista".

Reprodução/Hmsj.com.br/blog
Site do Hospital e Maternidade Santa Joana dá dicas de como alisar o cabelo de crianças
Site do Hospital e Maternidade Santa Joana dá dicas de como alisar o cabelo de crianças
A advogada Rebeca Oliveira Duarte, do Encrespo e Não Aliso!, "blog feito para relatar o incômodo do racismo em nossa sociedade", escreveu: "O texto prossegue numa naturalização da discriminação que é de surpreender, diante de tantas campanhas pela valorização da beleza negra. Diz que algumas mães recorrem ao alisamento 'para deixarem as crianças mais bonitas'. Solução recriminada, não por sua violência psicológica, mas pela ameaça química."
O Santa Joana afirma que não foi sua intenção ofender qualquer pessoa. "A finalidade é puramente informativa, com o intuito de orientar as mães no que diz respeito à utilização de produtos químicos em crianças, de acordo com as normas da Anvisa. Vale reforçar ainda que a maioria dos assuntos publicados em nossos canais de comunicação surgem de dúvidas e questionamentos recebidos", diz o comunicado enviado pela assessoria de imprensa da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário