MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de janeiro de 2013

Boneca Kamélia desembarca em Manaus e abre carnaval no AM


Evento abre festejos de carnaval em Manaus há mais de 70 anos.
Kamélia recebeu do prefeito de Manaus a chave da cidade.

Mônica Dias e Andrezza Lifsitch Do G1 AM

Muita gente aguardava a chegada personagem folclórica no aeroporto de Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)Muita gente aguardava a chegada personagem folclórica no aeroporto de Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)
A Boneca Kamélia, símbolo do carnaval de Manaus, desembarcou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, na noite deste sábado (19). Vinda de Salvador (BA), a chegada dela marca oficialmente a abertura do carnaval na capital do Amazonas.
Muita gente aguardava pela personagem folclórica. O prefeito de Manaus, Artur Neto, o rei momo, Wanderson Fernandes, além da rainha do carnaval de Manaus, Luciana Santos, e integrantes de agremiações carnavalescas da cidade, recepcionaram a boneca.

Em solo amazonense, Kamélia recebeu das mãos do prefeito a chave simbólica da cidade. A partir de agora, a "folia de momo" será comandada por ela. "Isso aqui comparado ao Natal é a chagada do Papai Noel. Então, está aberta a temporada oficial de carnaval. Fico muito feliz em depois de 20 anos colocar nas mãos da kamélia a chave da cidade. Ela, de fato, é quem manda em Manaus a partir de agora, até o final do carnaval", disse o prefeito.
Boneca Kamélia, símbolo do carnaval de Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)Boneca Kamélia, símbolo do carnaval de Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)

Depois da cerimônia, Kamélia deixou o aeroporto em um carro do Corpo de Bombeiros e seguiu em uma carreata pelas ruas de Manaus com destino ao Olímpico Clube, ao lado da sede do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Kamélia, na Avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul, onde ocorre o "Butiquim da Kamélia". No local, centenas de pessoas participam de uma roda de samba de boas-vindas à boneca.
Kamélia deixou o aeroporto e seguiu em uma carreata pelas ruas de Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)Kamélia deixou o aeroporto e seguiu em uma carreata pelas ruas de Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)
Muitos foliões se emocionaram com a festa. "Isso significa a tradição de um carnaval maravilho, é um resgate de uma época, e faz a gente a voltar no tempo de um carnaval mais livre e sadio", disse a professora de Biologia Rosário de Souza, de 50 anos, que desde os 22 anos comemora a chegada da Kamélia na cidade.
De acordo com o presidente do Império da Kamélia, Almério Bateler, a boneca tem cerca de três metros de altura e 38 quilos. Este ano, a roupa da personagem foi confeccionada por membros da agremiação. "A chegada da Kamélia é o povo clamando o carnaval e o samba", disse.

Kamélia, que se traja à moda baiana e arrasta foliões todos os anos pelas principais ruas da cidade, surgiu em Manaus no carnaval de 1938 e, desde então, marca o início da folia carnavalesca no estado. O primeiro prefeito a conceder a chave da cidade foi o ex-senador Gilberto Mestrinho, em 1957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário