MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de janeiro de 2013

Calor de churrasqueira é usada para aquecer água do chuveiro no RS


Técnica se apoia no uso de serpentinas para esquentar água do banho.
Implantado em fazenda do RS, método propiciou economia de energia.

Do G1 RS

Sistema alia a churrasqueira ao aquecimento da água de chuveiros (Foto: Reprodução/RBS TV)Sistema alia a churrasqueira ao aquecimento da água de chuveiros (Foto: Reprodução/RBS TV)
Item indispensável em casas e apartamentos do Rio Grande do Sul, a churrasqueira recebeu uma nova utilidade em uma fazenda do estado. Além de servir para o preparo da refeição mais característica do gaúcho, passou a ser aplicada no aquecimento da água do chuveiro. Desenvolvido em uma fazenda de turismo rural em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o sistema proporcionou uma redução de 15% no consumo de energia elétrica do local.
O segredo do intitulado “banho gaúcho” é o uso de serpentinas dentro da churrasqueira, como explica o idealizador do projeto e sócio proprietário da fazenda Quinta da Estância, Lucídio Golezer.
“É feito o fogo e depois a brasa ativa nós colocamos em cima da serpentina. Essa brasa é que vai aquecer”, explica. Os canos que ficam em contato direto com o fogo são feitos de aço inoxidável, material mais resistente e que não sofre agressão do sal, usado para temperar a carne. O restante dos encanamentos é feito de cobre, metal bom condutor de calor.
Lucídio Golezer, proprietário da Quinta da Estância, no RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Lucídio Golezer, proprietário da Quinta da Estância
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Como o consumo de churrasco é rotina na fazenda, o sistema é alimentado constantemente. Aquecida, a água sobe naturalmente a uma caixa térmica, que conserva o calor. Em seu lugar, água fria desce e passa para as serpentinas, o que gera um fluxo contínuo. Assim, mil litros são rapidamente estocados.
Um aparelho permite o acompanhamento da temperatura da água no reservatório, que sobe enquanto a carne assa na churrasqueira. O resultado é o melhor possível, garante Lucídio. “O banho é agradabilíssimo. Não tem coisa melhor que  aproveitar isso”, comemora. Em uma hora, o ganho de calor chega a 10°C.
 Com a ideia ecológica, que elimina o uso de 12 chuveiros elétricos, a economia de energia ultrapassou 68 quilowatts/hora (KW/h) em um mês na Quinta da Estância. A redução de cerca de R$ 1,6 mil no valor da conta de luz faz com que Lucídio pense na expansão do “banho gaúcho” para o resto da propriedade.  “O próximo passo é fornecer água quente para toda a cozinha. Depois vamos aproveitar o calor do forno, fazemos pão todo o santo dia”, projeta.

Um comentário:

  1. Parabens gostei da ideia, com certeza vou aproveitar no meu fogão a lenha.

    ResponderExcluir