MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Carnaval de rua do Rio espera reunir 6 milhões de pessoas, diz prefeitura


No ano passado, balanço final foi de 5,3 milhões.
Segundo Riotur, serão 16.200 banheiros químicos.

Gabriel Barreira Do G1 Rio

Carro de som anima o Cordão da Bola Preta neste sábado (18) no Rio de Janeiro. (Foto: Fabio Motta / Agência Estado)Carro de som anima o Cordão da Bola Preta no Rio de Janeiro. (Foto de arquivo: Fabio Motta / Agência Estado)
O carnaval de rua do Rio de Janeiro espera reunir 6 milhões de pessoas - 700 mil a mais do que em 2012, segundo aunciou a Riotur na tarde desta quarta-feira (16).
Segundo a Prefeitura do Rio, serão 16.200 mil banheiros químicos - 1,5 mil a mais do que no ano passado. Essas cabines extras teriam que dar conta das 700 mil pessoas a mais que são aguardadas.
A festa também vai contar com 1.200 controladores de tráfego. Ainda para ajudar o trânsito haverá, três paineis de LED, 350 galhardetes de sinalização, 200 cones e oito carros para assessorar a secretaria de Ordem Pública. Já a Antarctica vai ajudar com 140 coletores de lixo contratados e a coleta de resíduo sólido em 30 blocos.
"Sempre vai ter uma quantidade enorme de lixo, a pessoa que vive da reciclagem pegando a latinha, mas o que a gente pede é um carnaval mais consciente, como morador ou folião", disse o secretario de turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello.
O anúncio oficial da lista com hora e lugar de concentração dos 492 blocos do carnaval de rua do Rio de Janeiro foi adiado. As responsabilidades da infraestrutura serão divididas com uma empresa privada.
"Desde 2009, a Prefeitura começou a organizar a festa. Faltava o parceiro privado para maximizar o apoio à festa, que possibilitou que a gente chegue em 2013 com um carnaval cada vez melhor, com ampla participação da sociedade e dos blocos" justificou o secretário de turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello.
Ziraldo dá sugestão
Responsável por cinco desenhos que estamparão as latinhas da cerveja patrocinadora, Ziraldo comemorou a chance de poder participar da festa e, em tom de brincadeira, deu sugestões para solucionar o problema do xixi na rua.
"É uma honra ter feito os desenhos, mas o melhor é poder fazer uma proposta ao secretário. Na Bélgica, no centro de Bruxelas, é colocado um aço inoxidável nos muros, que é interligado com a rede pública de esgoto e os homens fazem xixi ali. Das meninas, eu tenho pena. A Antarctica, que é responsável pela metade dos xixis feito nos banheiros, poderia reformar os banheiros dos botequins do Rio e colocar na porta: seja bem-vinda, cortesia da Antarctica" sugeriu.
Balanço de 2012
No ano passado, 37 transatlânticos aportaram no Rio, trazendo 86 mil turistas. O carnaval de 2012 gerou uma receita de U$ 850 milhões para a cidade.
Segundo o balanço da prefeitura, 1.014 pessoas foram detidas após serem flagradas fazendo xixi nas ruas durante os desfiles dos blocos. Ainda de acordo com o balanço da Riotur, foram feitos 623 atendimentos médicos. Desse total, 32 foram levados para hospitais da cidade.
Em relação à limpeza das ruas, foi coletada mil toneladas de lixo, 300 toneladas a menos em relação a 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário