MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Chuva beneficia região Nordeste, mas ainda não é suficiente


Em Lagoa Grande, PE, os agricultores enfrentam muitas dificuldades.
Conab promete comprar mais milho para programas de venda subsidiada.

Do Globo Rural

Na propriedade de três hectares, o agricultor Maciel Alencar Rodovalho já plantou melão, melancia, tomate e cebola. Há quase dois anos a terra é arada, mas nada nasce por lá. Maciel diz que falta água para o cultivo.
Quinze produtores de tomate já abandonaram as terras que ficam no povoado Saco II, em Lagoa Grande, e arrendaram perímetros irrigados em Petrolina. Muitos dizem que só retornam ao município de origem quando a água voltar
A água vinha do açude Saco II e por vários anos foi a garantia de fonte de renda de 800 famílias da região. Por causa da seca, o reservatório, que tem capacidade para 123 milhões de metros cúbicos de água, está com menos de 5% da capacidade.
O prejuízo não é só na agricultura, muitas famílias também dependem da pesca. José Dias passa pela água barrenta que sobrou. Nas épocas de cheia, ele disse que já conseguiu pescar 120 quilos de peixe por semana. Agora, não consegue mais de cinco quilos.
Para ajudar os nordestinos que ainda sofrem com a seca, a Conab anunciou a compra de mais milho para os programas de venda subsidiada.
A Medida Provisória, assinada pela presidente Dilma Roussef, autoriza a Conab a comprar até 300 mil toneladas de milho a preço de mercado, durante todo o ano de 2013.
A saída pretende recompor os estoques públicos que estão praticamente zerados. Por causa da seca do ano passado, os balcões da Conab venderam 272 mil toneladas de milho aos produtores do Nordeste.
Os beneficiados na comercialização a preço mais baixo que o de mercado são criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos. Os Ministérios da Agricultura e do Planejamento ainda vão definir quanto a Conab vai comprar de milho por mês e os limites e condições de venda para os criadores.
A Medida Provisória também autorizou o pagamento de duas parcelas extras do programa Garantia Safra. O valor total do benefício chega a R$ 1240.

Nenhum comentário:

Postar um comentário