MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Chuva e calor impulsionam produção de pimenta em Paiva, MG


Cultura é importante fonte de renda para a economia do município.
Produtores da Zona da Mata intensificam o cultivo nesta época do ano.

Do Globo Rural

O produtor Luiz Luna se apressa em plantar as mudas. O terreno fica no município de Paiva, na Zona da Mata de Minas Gerais, e o agricultor quer aproveitar a época boa para o cultivo da pimenta.
O tempo quente e as chuvas fortes do fim do ano dispensam a irrigação. A variedade biquinho é a mais comum, cresce mais rápido e é mais resistente às pragas, mas a malagueta também é cultivada por conta do preço, que chega a ser o dobro.
Muitos produtores optaram pela pimenta como alternativa de renda. Hoje, o cultivo se firmou como uma das bases da economia do município.
A estimativa é de que sejam colhidas por ano cerca de 35 toneladas só da pimenta biquinho, número que poderia ser maior, se não fosse a falta de investimento em tecnologia.
A realidade de João Pedro Nepomuceno é diferente. Ele implantou um sistema de irrigação, fez o plantio das mudas mais cedo e agora colhe as pimentas. Com isso, a produtividade anual dos 1200 é 30% maior. “O principal cuidado é com as doenças, para evitar que caia a produção”, diz

Nenhum comentário:

Postar um comentário