MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Com salários atrasados, funcionários de hospitais fazem greve em Curitiba


Eles trabalham no Centro Médico e Centro de Especialidades do Bairro Novo.
Hospital espera recursos da Prefeitura, que diz ter recebido conta nesta terça.

Fernando Castro Do G1 PR

Funcionários do Hospital Evangélico estão em greve (Foto: Fernando Martins/RPC TV)Funcionários do Hospital Evangélico estão em greve (Foto: Fernando Martins/RPC TV)
Funcionários do Centro Médico Comunitário do Bairro Novo (CMCBN) e do Centro de Especialidades Médicas do Bairro Novo (CEMBN), em Curitiba, entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (22). Eles reclamam de atrasos nos salários que deveriam ter sido pagos até segunda-feira (21) pelo Hospital Evangélico de Curitiba, que é responsável pela administração dos hospitais.
De acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região (Sindesc), os funcionários não receberam o salário do mês de dezembro e metade do 13º salário. Eles já haviam paralisado as atividades entre os dias 9 e 15 de janeiro pelo mesmo motivo, mas voltaram com a promessa de que receberiam até segunda-feira.
Com a greve, os atendimentos nos locais estão sendo feitos apenas com servidores da Prefeitura de Curitiba. De acordo com o Hospital Evangélico, o direito à greve é respeitado e reconhecido pela instituição, mas os pagamentos não podem ser feitos porque a Prefeitura de Curitiba não repassou valores previstos nos contratos de prestação de serviços a ambas as unidades.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que estes pagamentos só podem ser feitos após a prestação dos serviços, e que as contas só chegaram até a Secretaria na manhã desta terça (22). A previsão é de que os recursos sejam liberados até quarta-feira (23), após a conferência dos valores. Uma reunião entre funcionários e a Secretaria está marcada para as 9h30 de quarta, com objetivo de esclarecer a situação.
Greve no Hospital Evangélico (Foto: Fernando Martins/RPC TV)Grevistas exibiram faixas em frente à sede do RH do Hospital Evangélico (Foto: Fernando Martins/RPC TV)
Ainda de acordo com a Prefeitura, foram repassados R$ 4,2 milhões nas últimas semanas, referentes à contratualização entre a Prefeitura e o Hospital Evangélico. Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo era justamente evitar que os funcionários ficassem sem receber, já que os valores devidos pelo convênio direto com os hospitais são de menor valor. Já o Hospital alega que estes repasses serviram apenas para manter o atendimento na sede do Hospital Evangélico, e não nas unidades do Bairro Novo, e que os valores estão acumulados desde outubro de 2012.
Segundo o Hospital, ambas as unidades estão atendendo com o mínimo constitucional de 30% das operações e o atendimento continua sendo feito normalmente, sem deixar de atender a nenhum paciente - com exceção do Raio-X. Não foi informado o número de funcionários em greve, mas o CMCBN possui 235 trabalhadores, e o CEMBN tem 57 funcionários.
Já no Hospital Evangélico, os pacientes do Siate e do Samu não estão sendo atendidos. Em casos de urgência, os primeiros atendimentos para gestantes, dores toráxicas e queimados são mantidos, mas nos demais casos os pacientes são encaminhados para outros hospitais. Não há previsão de reuniões entre o Hospital e a Secretaria de Saúde.

Funcionários reclamam atrasos no salário de dezembro e no 13º (Foto: Fernando Martins/RPC TV)Funcionários reclamam atrasos no salário de dezembro e no 13º (Foto: Fernando Martins/RPC TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário