MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de janeiro de 2013

Comunidade rural do CE constrói em mutirão cisternas para guardar


Seleção das famílias que vão receber a cisterna é feita por técnicos.
Com a seca, açude da região secou.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

As comunidades de Barreira, a 74 quilômetros de Fortaleza, constroem cisternas de placas para armazenar a água em sistema de mutirão. O Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, destina R$ 2,86 milhões para a construção das cisternas no Ceará.
Com a seca, o açude Zeca Torres, que abastece a área, secou, e, em em várias comunidades da região, os moradores só conseguem água comprando de pessoas que têm poço ou esperando o carro-pipa.
Para Maria Gomes, dona de casa, e o marido, José Pereira, a situação é um pouco melhor. Com uma cisterna em casa, eles armazenaram água desde o início do ano. A água serve até para cozinhar.
A seleção das famílias que vão receber a cisterna é feita por técnicos da organização Barreiras Amigos Solidários, criada há 11 anos. "Primeiro, a gente identifica a comunidade dentro do município que tenha dificuldade de acesso à água para o consumo, depois selecionamos a família, sendo critério de prioridade famílias chefiadas por mulheres, que tenham renda número de idodos ou deficientes'', diz Alailson Saldanha, da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário