MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Conheça todos os pontos impróprios para banho nas praias catarinenses


Relatório da Fatma aponta 143 pontos com águas consideradas limpas.
Em Florianópolis, dos 65 pontos monitorados, 21 pontos estão impróprios.

Géssica Valentini Do G1 SC

Água de um dos pontos da Praia da Armação, em Florianópolis, é considerada própria para banho (Foto: Géssica Valentini/G1)Água de um dos pontos da Praia da Armação, em Florianópolis, é considerada própria para banho (Foto: Géssica Valentini/G1)
O último relatório da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), divulgado no sábado (5), apontou que a água em pelo menos 143 pontos das praias de 23 municípios catarinenses são próprias para banho. No total, a Fatma monitora 195 pontos, dos quais 52 foram considerados impróprios.
Em Florianópolis, a água da maioria das praias é considerada própria para banho. Dos 65 monitorados, 21 pontos estão impróprios. O estudo aponta um grau de impropriedade de 26,66% no estado e 32,30% na capital.
Praia de Jurerê Internacional é considerada própria para banho (Foto: Géssica Valentini/G1)Praia de Jurerê Internacional é considerada
própria para banho (Foto: Géssica Valentini/G1)
Na Ilha de Santa Catarina, as águas próprias para banho são das Praias da Daniela, Joaquina, Lagoinha, Jurerê Internacional, Ponta das Canas, Cacupé, Campeche, Forte, Canasvieiras, Sambaqui, Ponta das Canas, Santo Antônio de Lisboa, Pântano do Sul, Ribeirão da Ilha, Santinho e Mole
Já Lagoa da Conceição, Praia Brava, Armação e Pântano do Sul, Beira Mar Norte, Caiacangaçu, Tapera, Jurerê, Balneário, Bom Abrigo, Itagaçu, Jardim Atlântico, José Mendes, Matadouro e Ingleses possuem algum ponto com águas impróprias.
Na Grande Florianópolis, em Biguaçu, a Praia de São Miguel tem águas limpas. Em Palhoça, todas as praias também estão próprias para o banho. Já em Governador Celso Ramos, dos 11 pontos monitorados, sete têm águas limpas e quatro foram considerados impróprios. Em São José, a Praia de Guararema é imprópria para banho.
No Sul do estado, em Araranguá, a Praia do Morro dos Conventos foi considerada própria para banho. Em Balneário Arroio do Silva, das quatro praias monitoradas, apenas o ponto próximo à foz é impróprio. Em Balneário Gaivota, o ponto em frente à entrada da praia está impróprio. Já em Jaguaruna, todos os pontos são próprios para banho.
Em Garopaba, a Praia do Siriú e um dos pontos da Praia de Garopaba são próprios. Em Içara, apenas um dos pontos das praias do Rincão foi considerada imprópria. As outras oito praias da cidade estão com águas consideradas limpas.
Em Laguna, sete pontos são monitorados e dois foram considerados impróprios: a Praia de Cabeçudas e a Prainha do Farol. A cidade de Imbituba tem sete pontos monitorados e todos foram considerados próprios para banho.
Praia de Laranjeiras fica na cidade de Balneário Camboriú (Foto: Géssica Valentini/G1)Praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú,
tem águas impróprias para o banho
(Foto: Géssica Valentini/G1)
No litoral Norte, em Balneário Camboriú os 11 dos 14 pontos são próprios para banho. Somente a Praia de Laranjeiras, um dos pontos da Praia de Taquaras e do Pontal Norte são impróprios.  Em Balneário Barra do Sul a água foi considerada própria pro banho. Já em Barra Velha, metade da Praia - 2 dos 4 pontos - está imprópria. Em Porto Belo ocorre o mesmo: três dos seis pontos monitorados estão impróprios. A cidade de Penha tem quatro pontos impróprios e sete com águas limpas.
Em Itajaí, todas as praias foram consideradas próprias para banho. Em Bombinhas, dois pontos da Praia de Bombas e o canto direito da Praia de Bombinhas estão impróprios. Nos outros cinco pontos a água é limpa e é possível tomar banho de mar. Em Itapema possui oito pontos monitorados, dos quais apenas dois são impróprios - em frente à rua 205 e à direita do Rio Bela Cruz.
Em Navegantes, apenas o trecho próximo à Foz do Rio Gravatá está impróprio. Em Piçarras toda a praia foi considerada própria para banho.
No Norte, as praias de Itapoá foram consideradas próprias. Em São Francisco do Sul apenas um ponto, na Praia de Ubatuba, está impróprio. Já a Praia de Vigorelli, em Joinville, está imprópria para banho.
De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, em relação ao último relatório do ano de 2012 verifica-se um aumento de 15 pontos impróprios no estado e cinco pontos em Florianópolis. Ele Atribui a elevação considerável da impropriedade das águas dos balneários ao aumento populacional em todo litoral catarinense na temporada.
Haroldo Elias destacou como resultado negativo verificado na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, onde os cinco dos nove pontos avaliados estão impróprios. Também considera-se o ponto na Avenida Osni Ortiga impróprio devido à presença de algas, somando seis pontos impróprios ao banho.
O estudo apurou que houve melhora nas condições de pelo menos dois pontos localizados na Capital, que passaram da condição de impróprio para próprio. Um deles foi na Lagoa da Conceição, o ponto 41 no Canto da Lagoa, ao lado do posto de saúde; o outro foi no Campeche, onde o ponto 73, localizado no Riozinho em frente a Servidão da Família Nunes, junto ao rio, também foi avaliado como próprio

Nenhum comentário:

Postar um comentário