MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Coquetel de lançamento do Madrid Fusión tem pão de queijo mineiro


Quinze chefs de cozinha vão representar a culinária mineira no congresso.
Chef Renato Lobato, colunista do G1 MG, acompanha bastidores do evento.

Renato Lobato Do G1 MG, em Madrid

Convidados durante o lançamento do Madrid Fusión (Foto: Renato Lobato/Arquivo Pessoal)Convidados durante o lançamento do Madrid Fusión (Foto: Renato Lobato/Arquivo Pessoal)
Na noite desta segunda-feira (21), no Cassino de Madrid, aconteceu o coquetel de lançamento do Madrid Fusión, que contou com a presença de personalidades do Brasil e do mundo. O coquetel foi preparado por chefs mineiros com auxilio de uma equipe de chefs e cozinheiros espanhóis. Tive a oportunidade de fotografar o evento e os bastidores. No início do coquetel, foi servido o legítimo pão de queijo mineiro, um cubinho de tapioca grelhado servido com melaço de cana, bolinho de mandioca na farofa de torresmo entre outras iguarias.
XI Congresso Internacional Madrid Fusión
Data: 21 a 23 de janeiro
Local: Espanha
Considerado o principal festival gastronômico do mundo, conta com a participação de 57 chefs de 14 países. Dentre eles, 15 chefs mineiros são destaque nesta edição, que homenagea a culinária de Minas.
(O chef Renato Lobato é colunista do G1 MG e relata suas impressões sobre o festival gastronômico Madrid Fusión, na Espanha).
Quando subimos até o salão do coquetel fomos recebidos pelos chefs  Rafael Cardoso, com sua farofa de Iça, e Eduardo Maya, com a paçoca de carne de sol. Após a abertura do Madrid Fusión feita pela organização do evento e o governador do estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, deu-se início ao serviço da cozinha. Foi mostrado aos convidados um pouco da cozinha regional, com pratos leves, saborosos e muito bem apresentados.
Chefs Beth Beltrão e Ivo Faria preparam pratos para o coquetel de lançamento (Foto: Renato Lobato/Arquivo Pessoal)Chefs Beth Beltrão e Ivo Faria preparam pratos no coquetel
de lançamento (Foto: Renato Lobato/Arquivo Pessoal)
Em conversa com o chef Rodrigo Zarife, chegamos à conclusão que este evento é muito importante, não apenas para divulgar o Brasil, mas sim, por causa do intercâmbio de cultura entre os chefs. Tive a oportunidade de conversar também com os ganhadores do Concurso Novos Talentos que o governo de Minas Gerais promoveu. O ganhador da categoria profissionais, Ricardo Vieira, me disse que tem como inspiração a cozinha brasileira e que participar deste concurso foi um incentivo muito grande em sua carreira.

Já na categoria estudantes o vencedor foi Luiz Paulo Mairink que me disse que a ficha ainda não caiu, está sendo uma experiência que ele nunca esperou passar e que está muito feliz em poder conviver com estes grandes nomes da gastronomia mundial.

Ao término do evento, todos os chefs foram chamados a entrar no salão para a foto oficial, e eu não poderia estar de fora desta. Fui convidado pelo amigo Eduardo Avelar a compor esta foto junto com a comitiva de chefs.
Renato lobato junto com os chefs que participam do evento (Foto: Renato Lobato/Arquivo Pessoal)Renato Lobato junto com os chefs que participam do evento (Foto: Renato Lobato/Arquivo Pessoal)
O evento
Quinze chefs de cozinha vão representar a culinária mineira no XI Congresso Internacional Gastronômico Madrid Fusión, na capital espanhola, entre os dias 21 e 23 de janeiro. É a primeira vez que um estado é escolhido para ser homenageado no festival. Desde 2002, ano da primeira edição, apenas países – México, Peru, Coréia do Sul, Austrália e Singapura – tinham recebido a homenagem.

Minas Gerais foi escolhida para ser homenageada no Madrid Fusión após uma visita da diretoria do congresso ao estado. Na ocasião, o governador Antonio Anastasia apresentou algumas iguarias da culinária mineira durante almoço servido aos visitantes.
O tema deste ano será "La Creativida Continúa". Os chefs mineiros que vão mostrar a criatividade da culinário feita em Minas são Beth Beltrão (Virada’s do Largo), Edson Puiati (Senac Minas), Eduardo Avelar (Conspiração Gastronômica), Eduardo Maia (Festival Comida de Buteco), Felipe Rameh (Restaurante Trindade), Frederico Trindade (Restaurante Trindade), Guilherme Melo (Restaurante Hermengarda), Ivo Faria (Restaurante Vecchio Sogno), Leonardo Paixão (Taste-Vin), Dona Lucinha (Restaurante Dona Lucinha), Dona Nelsa (Restaurante Xapuri), Pablo Oazen (Assunta), Paula Cardoso (Albanos), Rafael Cardoso (Restaurante Atlântico) e Rodrigo Fonseca (Taste-Vin). Leia breve currículo dos chefs.
Além dos mineiros, o mais renomado chef brasileiro e quarto melhor do mundo, Alex Atala também estará presente no festival. Ele é único do país que já participou de outra edição do Madrid Fusión.
Sabores típicos como o da cachaça, do café e do pão de queijo vão ser explorados. Convidados e participantes também poderão apreciar algumas iguarias características de Minas, como castanha de baru, licores de jabuticaba e pequi, geleias de pimenta e compotas. Outro destaque serão as frutas cultivadas na região do Jaíba, no Norte do estado, como manga palmer, banana prata, mamão formoso e limão taiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário