MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cresce mercado para os adeptos da culinária vegetariana em Maceió


Restaurantes oferecem alimentação prática e saudável a preço acessível.
Empreendedores apostam em receitas sem carne até em serviço delivery.

Do G1 AL

Restaurantes apostam em pratos práticos e saudáveis, sem o uso de carne  (Foto: divulgação/ Ser-Afim)Restaurantes apostam em pratos saudáveis sem o
uso de carne (Foto: divulgação/ Ser-Afim)
A população de Maceió nunca teve tantas opções para se alimentar de forma saudável. Dentro deste grande leque de possibilidades alimentares, hoje também podemos encontrar com mais facilidade na capital alagoana estabelecimentos que procuram oferecer uma alimentação para os adeptos do vegetarianismo, pessoas que não comem carne.
Há quinze anos à frente da Sels's, que fica no Centro de Maceió, que une alimentação e leitura, dona Célia Praxedes revela que passou a praticar o vegetarianismo por influência de sua religião, que frequentemente prega a importância da alimentação saudável na vida das pessoas. Ela conta que, no começo, sua loja trabalhava somente com a venda de livros vinculados à religião e artigos alimentares, como cereais e outros produtos naturais.
Só após ter recebido conselhos dos seus clientes, ela começou a produzir diariamente refeições vegetarianas. Por conta disso, recebe cerca de 200 pessoas por semana no horário do almoço.

Segundo dona Célia, o grande incentivo para continuar no negócio não é o lucro obtido, que, de acordo com ela, nem é tão grande assim, devido ao alto preço dos ingredientes, mas sim a satisfação de estar ajudando as pessoas a serem mais saudáveis.

Dona Célia Praxedes conta que sua maior satisfação e a de tornar as pessoas mais saudáveis (Foto: Jonathan Lins/G1)Célia Praxedes conta que sua maior satisfação e a de tornar as pessoas mais saudáveis (Foto: Jonathan Lins/G1)
“No começo, nós tínhamos somente uma pequena lanchonete nos fundos da loja. Como tínhamos algumas mesas, na hora do almoço eu preparava a minha comida na cozinha, sempre utilizando ingredientes naturais, saia e ficava almoçando por ali mesmo. A partir daí, alguns clientes viram o prato, acharam bonito, cheiroso, fizeram vários elogios e perguntaram por que eu não fazia isso pra vender. Segui o conselho, e graças a Deus estamos aí até hoje procurando ajudar as pessoas a se tornarem mais saudáveis. Fazer isso é o que me realiza e me faz sentir gratificada”, revelou Célia Praxedes.

Outro estabelecimento que tem o vegetarianismo e a alimentação saudável como principal proposta é o Ser-Afim, do argentino Martín Diaz, que fica no bairro da Jatiúca. Criado no fim de 2012, o restaurante nasceu após o desejo dele e de sua mãe em experimentar o investimento em outros mercados. Aliado a isso, Martín conta que sua mãe é uma verdadeira apaixonada pela cozinha e que seus pratos naturais sempre foram muito elogiados por seus amigos que o incentivaram a abrir o negócio.

Segundo Martín Diaz, Nhoque com Goulash é uma das receitas mais procuradas em seu restaurante (Foto: arquivo pessoal/ Martín Diaz)Nhoque com Goulash é uma das receitas mais
procuradas pelos frequentadores do restaurante
(Foto: arquivo pessoal/ Martín Diaz)
Baseado nisso, ele revela que foram feitos alguns eventos pontuais no município de Marechal Deodoro, no intuito de sondar o público. Com a aprovação, a ideia do restaurante que oferece comida saudável saiu do papel e tomou forma.

“Nós abrimos com o ideal de manter o trato fino e pessoal dos pratos. Não queremos servir refeições rápidas, comida industrializada ou padronizada. Um dos nossos pontos-guia é o cuidado com cada prato que vai pra mesa e isso requer um trabalho e preparação absurdos da cozinha. Nossa principal meta é unir o prazer de comer bem ao cuidado com o corpo, tão necessário nos dias atuais. Queremos preservar a satisfação que uma alimentação saborosa e bem preparada proporciona sem descuidar da qualidade de vida”, explicou o argentino, que recebe cerca de 400 clientes por semana.
Confirmando a força do mercado vegetariano na cidade, a universitária Hew Barreto juntamente com uma amiga criou um delivery, o Amanita Veg, promovido principalmente nas redes sociais, que oferece alimentação social.
Kit de festas vegetariana é uma das novidades em Maceió (Foto: arquivo pessoal/ Hew Barreto)Kit de festas vegetariana é uma das novidades em
Maceió (Foto: arquivo pessoal/ Hew Barreto)
No serviço elas oferecem encomendas contendo alimentos tradicionais como coxinhas, pastéis e kibes, mas sempre preparados com ingredientes naturais. Hew afirma que recebe em média cerca de 8 encomendas por semana, mas que em época de festas, como a Páscoa e o Natal, esse número duplica.
“Eu estou muito satisfeita com o projeto. A procura e o interesse das pessoas pelas nossas encomendas, que nem sempre são vegetarianas, mostra que a barreira do preconceito vem sendo vencida com uma comida cheia de sabor e sem maltrato aos animais”, relata.
Entre os pratos mais pedidos pelos clientes estão, segundo os donos dos restaurantes, estão: o nhoque com goulash (Ser-Afim), a feijoada vegana, que não levada nada de bacon, carne ou gorduras (Ser-Afim), a milanesa à parmegiana (Ser-Afim) e os kibes vegetarianos (Sel's), além de coxinhas de soja (Amanita Veg).

Nenhum comentário:

Postar um comentário