MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Day HORC Hospital de Olhos Alerta



Assessoria de Imprensa
Release – Veículo: Imprensa geral
Itabuna, 24 de janeiro de 2013.

Oftalmologista alerta para importância
do diagnóstico das “moscas volantes”

Quem tem sabe o que é. Esta é uma frase recorrente quando se tenta explicar a síndrome de opacidade no humor vítreo, este, uma espécie de gelatina localizada dentro do olho. Comumente conhecida como “mosca volante”, a síndrome é geralmente desconfortável logo após o seu aparecimento, que pode estar relacionado a algumas doenças oculares, com alguns pós-cirúrgico e com traumatismos nos olhos. No entanto, a rápida adaptação pode camuflar as consequências e retardar a procura de um oftalmologista, imprescindível para o monitoramento da síndrome.
As moscas volantes são pontos escuros no campo da visão, manchas como se fossem moscas ou teias de aranha que mudam de posição à medida que o olho se movimenta. A Síndrome é recorrente após os 40 anos, inicia em um olho e, comumente afeta o segundo olho, podendo estar relacionada a diversas doenças oculares, ou ao pós-cirúrgico da cirurgia de catarata, traumatismo nos olhos ou mesmo espontaneamente. 
“O vítreo, onde é registrada a opacidade, preenche toda a cavidade posterior do globo ocular e, por ser gelatinosa, mantém a mancha de fato flutuando. A sombra desta opacidade é que é projetada sobre a retina, conforme a movimentação dos olhos”, relatou o médico oftalmologista especialista em Retina do DayHORC, Wilson Cabral (CRM - 18.529).

Causa e consequências
O aparecimento das moscas volantes deve sempre ser informado ao oftalmologista em consultas de rotina, passando a ser motivo de preocupação quando aparecer repentinamente e em grande quantidade. “Apesar de, na maioria dos casos, a síndrome ser resultado do processo natural de envelhecimento do olho, deve-se manter o monitoramento, já que pode ocorrer rompimento da retina pelo tracionamento excessivo do vítreo degenerado. A rotura pode ocorrer sobre um vaso sanguíneo, havendo sangramento para dentro do olho com o aparecimento de mais sombras no campo de visão, ocasionando, por vezes o descolamento de retina”, declarou Wilson Cabral.

Tratamento
Desconforto visual e baixa de visão são os primeiros sintomas e somente um mapeamento de retina poderá diagnosticar possíveis lesões nesta área do olho. A cirurgia para a remoção das opacidades quase nunca é necessária, porém somente um oftalmologista retinólogo, ou seja, especialista em retina, poderá dizer se as moscas volantes são ou não perigosas para a visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário