MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Decoração do carnaval de Olinda celebra manifestações culturais de PE


Serão 100 bonecos de cerâmica compondo dezoito cenas pela cidade.
Estarão representados Lampião, caretas, caiporas, Mestre Vitalino e outros.

Do G1 PE
Coletiva de imprensa para anunciar carnaval de Olinda (Foto: Lorena Aquino/G1)Coletiva de imprensa para anunciar carnaval de Olinda; à direita, o artista plástico Fernando Augusto, cenógrafo pela décima vez (Foto: Lorena Aquino/G1)
A decoração do Carnaval de 2013 de Olinda será composta por 100 bonecos de cerâmica em dezoito cenas sob o tema “Pernambuco, Imortal, Imortal”, mote da festa deste ano. Pela décima vez, a cenografia foi criada pelo carnavalesco e artista plástico Fernando Augusto e deve enfeitar o Varadouro, toda a extensão da Avenida Sigismundo Gonçalves e o Largo do Palácio.
Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (22), o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Lucilo Varejão Neto, e Fernando Augusto apresentaram e falaram sobre a decoração da festa. Apesar de não ser a primeira vez do carnavalesco na decoração, para ele é a primeira vez que a cenografia vai celebrar as manifestações culturais do estado. “Acredito que a função de uma cenografia ultrapassa e muito a simples função de enfeite. Não somos enfeitadores alienados, temos a consciência da dimensão do carnaval e a festa como metáfora da liberdade, que estabelece tréguas e autoriza as diferenças”, explica ele.
Para Lucilo Varejão Neto, o turista que vier ao carnaval olindense vai encontrar uma grande homenagem  às expressões do estado, desde litoral até o Sertão. “O Frevo aparece como um dos detalhes desse cenário imenso que é o nosso estado. O tema é Pernambuco, o resgate da nossa cultura pernambucana”, afirma. Mais de 60 pessoas da equipe da Escola de Alegorias Mamulengo Só-Riso trabalham para que tudo funcione, desde a criação e concepção até a escultura, pintura, serralheira, montagem e todo o processo de criação.
Bonecos de Mestre Vitalino aparecem na decoração (Foto: Divulgação)Bonecos de Mestre Vitalino aparecem na decoração
(Foto: Divulgação)
Segundo Fernando Augusto, a base de tudo é a cultura de Pernambuco. Cada cena vai representar uma região ou cidade do estado, como os bonecos de Lampião e Maria Bonita que referenciam a cidade de Serra Talhada; os caretas, lembrando Triunfo; os caiporas de Pesqueira; e os papangus de Bezerros. Caruaru está representada com cerâmicas do Alto do Moura e do Mestre Vitalino; e o Sertão, lugar do homem forte, vai ganhar uma cena, mostrando a aridez do solo descrita por Euclides da Cunha em “Vidas Secas”. Cidades como Salgueiro, Ibimirim, Tracunhaém e Glória do Goitá também foram lembradas, além de carrancas, capoeiras e passistas, símbolos da cultura pernambucana.
A primeira cena será colocada na entrada do Varadouro: a personagem Dona Olinda Holanda vai receber os foliões no mesmo local do monumeto dos Lions. Treze cenas estarão dispostas em toda a extensão da rua Sigismundo Gonçalves. “A maioria das cenas estará distribuída ao longo da Sigismundo Golçaves para contar o enredo, de Petrolina a Olinda”, explica o carnavalesco.
As quatro últimas cenas estarão dispostas no Largo Monsenhor Fabrício, em frente à sede da Prefeitura. Uma delas vai homenagear doze figuras pernambucanas ilustres, entre elas, Luiz Gonzaga, que completaria 100 anos de vida em 2012. Nelson Rodrigues, Janete Costa, Capiba, Paulo Freyre, Mestre Salustiano, Manuel Bandeira, Gilberto Freire, Bajado, Chacrinha, Chico Science, Ascenso Ferreira e João Cabral de Melo Neto também ganharam espaço na cena dos pernambucanos notáveis. “São caricaturas dessas figuras”, esclarece Fernando Augusto.
Todas as cenas devem estar montadas e expostas a partir do dia 1º de fevereiro.
“Não dá para representar tudo porque Pernambuco é culturalmente muito rico. Fernando tentou colocar o que é mais expressivo para o momento da cultura e do nosso carnaval no estado. Tá muito bonito, deu muito trabalho, mas tenho a impressão que faremos um dos carnavais mais bonitos que Olinda já fez”, afirmou o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros.
Em entrevista, Renildo Calheiros avisou que o homenageado do carnaval de Olinda será anunciado em coletiva de imprensa na próxima semana. Ele, no entanto, adiantou um palpite: “Quem apostar em Tiago Amorim [artista plástico] tem grandes chances”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário