MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Defensoria cobra a transferência de pacientes com câncer do HGE

Ofícios foram enviados às secretarias Municipal e Estadual de Saúde.
Defensor diz que, se nada for feito, vai ingressar com ação civil pública.

Carolina Sanches Do G1 AL

Hospital Geral do Estado (HGE) (Foto: Michelle Farias/G1)Hospital Geral do Estado (HGE) tem pacientes com
câncer internados (Foto: Michelle Farias/G1)
A  Defensoria Pública de Alagoas cobra que as secretarias Municipal e Estadual de Saúde providenciem, em um prazo de 24 horas, a transferência de pacientes com câncer que estão internados no Hospital Geral do Estado (HGE) para centros de referência no tratamento, credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O defensor público Ricardo Melro disse que encaminhou um ofício, na tarde desta sexta-feira (4), às secretarias com o pedido de transferência de pelo menos 10 pacientes que estão nessa situação. Segundo ele, se nada for feito no prazo determinado, a defensoria vai ingressar com uma ação civil pública contra o Estado e o município.
“O HGE não é local adequado para tratar de pacientes oncológicos. Essas pessoas precisam ser tratadas nos centros de referência de tratamento do câncer credenciados, como a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Universitário”, explicou o defensor público.

A decisão de cobrar a transferência, segundo Melro, aconteceu por causa de uma denúncia feita por familiares de um paciente no dia 27 do mês passado. “A família do  paciente nos procurou muito angustiada temendo que o caso piorasse pala falta de recursos no HGE. Conseguimos essa transferência e pedimos um levantamento do hospital para saber quantos pacientes estão nessa mesma situação”, expôs.
O defensor disse que a resposta da direção do hospital sobre esse caso foi que o paciente é mantido no HGE pela dificuldade de se encontrar uma vaga na rede credenciada. “A rede de oncologia é desorganizada. Isso foge de toda a política do SUS. Não é a primeira vez que essa situação acontece. Em 2011, a rede pública de Saúde do Estado foi obrigada pela Justiça a fazer uma transferência de pacientes com câncer do HGE”, completou.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde informou, no início da tarde de hoje, que ainda não havia sido comunicada do pedido da Defensoria Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário