MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Desfile de carros antigos fantasiados anima ruas do Recife


Corso começa a partir das 19h, desta sexta (18), no Clube Internacional.
Foliões vão passear em mais de 150 veículos, ao som da frevioca.

Do G1 PE

Corso  (Foto: Reprodução / TV Globo)Corso (Foto: Reprodução / TV Globo)
Uma das mais antigas brincadeiras do Carnaval do Recife será revivida na noite desta sexta-feira (18). Será um desfile ao som de muito frevo e com pessoas fantasiadas - a diferença é que os participantes não dançam no chão. No corso, os foliões passeiam em carros antigos e decorados. A concentração começa a partir das 19h, no Clube Internacional do Recife, na Madalena.
A brincadeira se tornou muito popular nas primeiras décadas do século 20. Pessoas fantasiadas desfilavam nos carros, que seguiam em fila pelas ruas do centro do Recife. O som do frevo e das marchinhas transformava a festa em um baile itinerante, cheio de muita paquera, no qual todos se divertiam jogando confete e serpentina.
Ao longo dos anos, a tradição de modificou, mas permaneceu forte até o começo da década de 1970. O compositor Capiba gostava de participar do corso. Ele desfilava sempre cumprimentando a multidão, atraída pela festa do Carnaval motorizado.
Depois passar um tempo esquecido, o corso voltou a levar os carros antigos às ruas da capital pernambucana no fim dos anos 1980. Uma prévia que leva quem participa ou assiste a fazer uma viagem no tempo. “Em 1989, pensamos em retomar o desfile de carros antigos com máscaras para divulgar o Bal Masqué. Começamos com uns dez veículos e, hoje, tem mais de 150. Vem gente de todo Pernambuco, além de outros estados, como Paraíba e Alagoas”, explicou o organizador do corso, José Lima.
Após a concentração, o corso deve seguir a partir das 22h pelo bairro do Derby, Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Princesa Isabel, Praça da República, avenidas Rio Branco e Alfredo Lisboa e Rua do Bom Jesus. O carro abre-alas é o Ford vermelho, de 1931, do José Lima. O desfile vai ser animado pela Frevioca, uma espécie de trio elétrico com orquestra de frevo e, ao fim do trajeto, ocorre um encontro de blocos líricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário