MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 26 de janeiro de 2013

Desfiles gratuitos resgatam carnaval de rua no Centro de São Paulo


Quatro cortejos desfilam nos dias 25 e 26 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro.
Trajetos foram definidos após pesquisa sobre história da folia, diz produtora.

Nathália Duarte Do G1 São Paulo

Inspirado nos antigos carnavais de São Paulo, o Projeto Abre-alas, do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), pretende resgatar, em quatro desfiles gratuitos, o espírito das tradicionais marchinhas e sambas pelas ruas do Centro da capital. A programação começa nesta sexta-feira (25), aniversário de São Paulo, e segue pelos dias 26 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro.
O projeto prevê um desfile por dia, sempre a partir das 14h30, com cortejos comandados por Banda Redonda, Banda do Candinho, Bloco da Ressaca e Banda Grone’s. Os percursos, que percorrerão ruas nos arredores do próprio Centro Cultural, na região da Sé, foram escolhidos após pesquisas sobre a história do carnaval paulistano. Nesta sexta, por conta de um pedido da Prefeitura, o bloco ficará concentrado apenas na Rua Álvares Penteado.
“Antes de ser feito na Avenida São João e depois no Sambódromo, o carnaval de São Paulo percorria justamente as ruas daquela região, com ênfase na Praça do Patriarca, por exemplo, onde faremos também nossa concentração em pelo menos um dos dias", conta ao G1 a produtora cultural Marinéa Mochizuki, idealizadora do evento.
Antes mesmo dos desfiles, os foliões poderão participar de uma espécie de baile de carnaval, organizado no saguão do Centro Cultural, a partir das 14h. De lá partirão todos os cortejos pelas ruas da região central de São Paulo. Já na festa, pierrôs e colombinas serão os responsáveis por entregar adereços ao público que quiser participar dos desfiles.
"Antigamente as pessoas já saíam de casa fantasiadas para acompanhar os blocos. Dessa vez, a ideia será 'fantasiar' as pessoas nas ruas conforme a passagem dos blocos. Teremos adereços, máscaras, pandeirinhos, tudo o que contribua para esse resgate histórico", afirma Marinéa.
Os desfiles partirão do térreo do CCBB e as bandas seguirão em direção a endereços históricos do Centro de São Paulo, seguidas pelos blocos com intérpretes de sambas e marchinhas, além de 20 pierrôs, colombinas e melindrosas.
Serviço
Projeto CCBB Abre-alas - gratuito
Dias: 25 e 26 de janeiro e 01 e 02 de fevereiro - das 14h30 às 17h30
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Mais informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652

Nenhum comentário:

Postar um comentário