MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Devotos começam as homenagens a São Sebastião no nordeste do PA


Santo é padroeiro do município de Igarapé-Açu, no Pará.
Festejos são tradição há 118 anos.

Do Globo Rural

Os moradores de Igarapé-Açu, no nordeste do Pará, iniciaram as homenagens a São Sebastião, o padroeiro do município. Nos festejos, que são tradição há 118 anos, os devotos pedem ao santo uma boa produção agrícola.
Uma motosserra é usada para cortar o tronco da quaruba-cedro, de 20 metros. Centenas de devotos se esforçam para arrascar a árvore para fora da floresta. No restante da viagem, o tronco é levado de trator até a zona urbana. Depois de o mastro ser enfeitado com palhas, começa a procissão. Os fieis levam nos ombros a tora de madeira de cinco toneladas.
A tradição manda que os devotos carreguem o mastro em agradecimento a São Sebastião pela safra dos últimos 12 meses. Eles também pedem ao santo padroeiro da cidade uma boa colheita para o ano, já que a agricultura é a principal atividade do município.
Depois de percorrer cerca de cinco quilômetros, em duas horas os devotos chegam à Praça de São Sebastião e colocam o mastro em pé em frente à igreja.
O corte da quaruba-cedro é autorizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Igarapé-Açu. Em troca, os devotos plantam, na mesma propriedade, mudas de várias espécies. As festividades no município vão até o dia 20 de dezembro, quando a Igreja Católica comemora o Dia de São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário