Foram registradas 2,14 milhões de tentativas de fraude em 2012.
Número é recorde desde 2010, quando a série histórica teve início.
Entre os setores pesquisados pela Serasa, o de serviço e telefonia lideraram os registros de tentativa de fraude em 2012. O primeiro, que inclui seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços em geral, teve 746.318 registros ou 35% do total. Desde o início da medição da Serasa, os serviços lideram o ranking de tentativas de fraudes – foram 34% em 2011 e 31% em 2010.
O setor de telefonia teve um número ainda maior de tentativas de fraude em 2012. Foram 749.213 casos de tentativas de fraude ou 35% dos registros. Em 2011, esse índice foi de 26%. O ranking é composto ainda de bancos e financeiras (18%), varejo (10%) e outros (2%).
Por outro lado, foi registrada queda nas tentativas de fraude nos bancos: 18% em 2012; 26% em 2011 e 28% em 2010), "por conta da retração na procura por crédito, e um crescimento em telefonia e serviços". A popularização da internet e das mídias sociais é apontada como um fator impulsionador desse tipo de ação criminosa, segundo a Serasa.
De acordo com a Serasa, estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados. "Com apenas uma carteira de identidade ou um CPF nas mãos de golpistas, dobra a probabilidade de ser vítima de uma fraude", alerta a Serasa, em nota.
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